Personal Trainer e as Redes Sociais

Para teres sucesso como Personal Trainer precisas de ter clientes, mas sabias que uma boa presença nas redes sociais pode marcar a diferença entre a carreira que desejas ter e uma carreira que está longe de cumprir os teus objetivos estipulados?

Independentemente dos locais onde trabalhas, ou seja, mesmo trabalhando num ginásio ou em vários ou até mesmo por conta própria, não podes descuidar as tuas redes sociais, que hoje em dia, são um ponto essencial para angariar clientes.

Estudos recentes do portal Station revelam que houve um grande crescimento da utilização das redes sociais depois do impacto da Pandemia, em 3 gerações específicas, Baby Boomers, Millennials e Geração X.

Se não te lembras o que representam estas gerações, deixamos aqui a explicação:

  • os baby boomers são a geração nascida entre os anos de 1946 e 1964;
  • a geração x são pessoas nascidas entre 1965 e 1980;
  • os millennials são os jovens nascidos entre 1981 e 1996.

Estas estatísticas corroboram a importância de te promoveres online e para além disso, consegues perceberes onde está o teu público-alvo.

Também podemos verificar que a geração Z, nascidos entre 1997 e 2010, têm uma forte presença nas redes sociais, nomeadamente o Tik Tok, e começam a ter algum poder de decisão e de compra.

Blog Dicas CEFAD Personal Trainer e Redes Sociais

Porquê utilizar Redes Sociais?

Desta forma, conseguimos perceber inúmeros benefícios de participar desse ambiente e como é que podemos comunicar com as pessoas através do social media.

Principais vantagens das Redes Sociais

  1. Aumentar o engagement do público

  2. Aumentar o Alcance da Tua Marca

  3. Gerar Conversões

  4. Consegues conhecer a tua audiência

  5. Podes Segmentar os teus anúncios com precisão 

5 Dicas para Potenciares a Tua Presença nas Redes Sociais

Os personal trainers devem aproveitar as suas plataformas de social media para criar conteúdo relevante, para seja possível chamar a atenção dos seguidores e que por sua vez, serão potenciais clientes.

Devemos salientar que, durante todo este processo de divulgação, deves manter-te fiel aos teus valores.

1. Define a tua Proposta de Valor Único (unique valor proposition ou UVP)

A tua UVP será o centro da tua comunicação.

Mas perguntas, o que é isso da UVP?

Será o que vais dizer e que te vai diferenciar dos outros Personal Trainers, ou seja, da tua concorrência.

Se estás com alguma dificuldade em definir a tua proposta, pensa na seguinte pergunta:

“O que é que eu posso garantir que mais ninguém pode?”

Pensa também nas perguntas que os teus potenciais clientes fazem quando estão a considerar um serviço igual ao teu, por exemplo:

“Porque é que haveria de trabalhar contigo em vez de qualquer outro Personal Trainer?”

2. Publica Conteúdo Relevante

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Se queres fidelizar e ganhar a confiança dos teus seguidores, deves criar conteúdo relevante e valioso, que deve responder às necessidades, dúvidas e até pontos problemáticos da sua audiência.

Por onde deves começar?

Tenta explorar as perguntas que mais te colocam, analisa os comentários, pesquisa em fóruns de desporto, lê revistas e publicações relevantes da área, e, claro, não te esqueças de ver o que a concorrência está a fazer.

Desta forma vais conseguir recolher diversas ideias para estabeleceres qual a estratégia que deves seguir, assim como, os conteúdos que deves produzir.

3. Quando Publicar

Nesta dica não te podemos dizer qual é o melhor horário para avançares com as tuas publicações. No entanto, existe uma forma de descobrir – até porque isto é algo que vai depender de perfil para perfil. 

As redes sociais mais utilizadas na atualidade, como Facebook e Instagram, disponibilizam-te dados estatísticos que te vão permitir identificar as respostas a estas e muitas outras questões.

Por exemplo, consegues descobrir dados sobre o público-alvo, como sexo, idade, localização, até os momentos do dia em que ocorre maior interação com a página devem ser tidos em conta para avançar uma estratégia eficaz de marketing digital para personal trainers, por mais rudimentar que a mesma seja. 

No que aos horários diz respeito, deves ter em atenção de privilegiar  horários de publicação que te permitam alguma disponibilidade posterior, para que consigas responder de forma rápida às questões, comentários e mensagens que possam surgir. 

Da mesmo forma, a frequência com que decides publicar conteúdo também depende de ti: da tua disponibilidade, dos teus objetivos. 

Regra de Ouro do Marketing Digital: SÊ CONSISTENTE!

Significa que, independentemente do número de publicações, histórias ou lives que costumas fazer, respeita essa calendarização, seja uma, duas ou três publicações diárias. 

4. Publica Conteúdo Original

Certamente que conteúdo repetitivo e antiquado dificilmente vai ajudar-te a alcançar os teus objetivos, a conquistar mais seguidores e, consequentemente, a aumentar o número de potenciais clientes nas tuas redes sociais. 

Desta forma, conteúdo novo, interessante e que aporte valor a quem o recebe é algo fundamental e extremamente importante para construíres a tua reputação e reconhecimento de todos. 

Não repliques o que já foi dito noutros perfis, aproveita as tuas plataformas para partilhar coisas novas:

  • novas informações;
  • novas dicas;
  • novos exercícios,
  • novas perspectivas sobre conhecimentos que não são propriamente novos. 

5. Interage com o Teu Público

Depois do que fomos referindo ao longo deste artigo, facilmente concluís que ter um perfil estático, que apenas debita conteúdo e não presta atenção às interações dos seguidores é um dos maiores erros que poderás fazer. As pessoas gostam de ser valorizadas e sentir que as suas dúvidas e questões importam e são respondidas. 

Como já referimos, deves optar por horários de publicação que te permitam ter alguma flexibilidade para responder, precisamente, a essas solicitações. 

Não fales apenas para o público, conversa com ele, interage com as pessoas e mostra-te disponível para estabelecer uma relação virtual que, quando bem trabalhada, pode passar para a realidade. 

E sim, isto implica tempo e dedicação, sem qualquer tipo de garantia.

No entanto, é uma estratégia que, irá permitir-te, enquanto Personal Trainer, conseguir mais clientes e conquistar uma reputação incomparável no mundo do fitness.

Conclusão

Falamos de algumas estratégias que podes adotar para crescer através do social media, mas deves ter sempre em conta, que mu9itas vezes terás que ir pela análise dos dados que consegues obter através das plataformas, mas outras vezes será tentativa/erro, experiência que vais adquirindo. 

Antes de começares a produzir conteúdos, analisa bem o teu público, percebe para que geração vais falar e onde é que essas gerações e encontram, no Facebook? No Instagram? No Tik Tok?

Escolhe as tuas redes sociais de acordo com o teu público, se este não se encontra no Facebook não fará sentido teres um perfil de Facebook.

É importante manteres o perfil pessoal e profissional separados, para que a Tua Marca ganhe relevância e confiança por parte dos teus seguidores.

E o mais importante, Sê Consistente!

Agora é a tua vez de experimentares, fazeres testes com a tua audiência e avaliares quais as redes sociais que funcionam melhor. Não tenhas medo de testar, avaliar e ajustar.

O importante é alinhares tuas estratégias com o público e com os objetivos do teu negócio. Desta forma, as redes sociais podem trazer resultados efetivos de alcance, engagement e conversões.

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Encontraste este artigo e ao pensares nos serviços que tens para oferecer e na tua UVP, percebeste que precisas de melhorar o teu CV para te diferenciares da concorrência?

E que tal estas especializações adequadas para Personal Trainer: 

Bibliografia:

  1. Rock Content, visitado a 07 de junho de 2022

  2. Portal Station, visitado a 06 de junho de 2022

  3. Marketing Digital na Prática, Paulo Faustino.

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