Treino Intervalado de Intensidade Elevada

AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E CONTROLO

A popularidade do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT- High Intensity Interval Training) tem crescido imenso ao longo da última década não apenas ao nível da literatura e investigação, mas como tendência de mercado e oportunidade de negócio.

O HIIT é caracterizado por curtos intervalos de exercício físico rigoroso, com intervalos de descanso passivos ou ativos de baixa intensidade, proporcionando alterações metabólicas e fisiológicas semelhante a outros tipos de treino, tendo o diferencial da otimização do tempo, o qual tem ganhado popularidade devido aos seus benefícios, promovendo aumentos do consumo máximo de oxigénio e função ventricular, além de sensibilidade a insulina e melhoria da pressão arterial.

Esta metodologia de treino, tem vindo a estar entre as principais tendências (Top 10) do fitness na última década, segundo o American College of Sports Medicine.

O curso de Treino Intervalado de Intensidade Elevada tem como objetivo fornecer um conjunto de informações (teórico/prático) sobre avaliações e prescrições baseadas em evidências das diferentes sessões do HIIT, com base no monitoramento rigoroso do treino e balanceamento ajustado de cargas, promovendo ganhos de desempenho e proteção contra sobrecarga e lesões.

Programa: 50 horas

  • Apresentação do conteúdo

    Origem e definição de HIIT (História e Fundamentos)

  • Respostas Fisiológicas

  • Sistema Aeróbio

  • Sistema Anaeróbio lático

  • Sistema Anaerobio alatico

  • Cardiovascular

  • Pulmonar

  • Excesso de consumo de oxigénio pós exercício (EPOC)

  • Substrato energético

  • Oxidação de carboidrato e gordura

  • Avaliação e manipulação das variáveis

  • Intensidade de treino

  • Duração do treino

  • Potência aeróbia

  • Capacidade aeróbia

  • Capacidade anaeróbia;

  • Períodos de recuperação

  • Duração e número de séries de treino

  • Volume total de trabalho

  • Intensidade e duração de recuperação entre séries

  • Modalidade / Exercícios

  • Apresentação do conteúdo

  • Tipos e Formatos de HIIT

  • Longos

  • Curtos

  • Baseados em jogos coletivos;

  • Sprints repetidos

  • Treino de sprints

  • Quantificação e impacto da carga de treino durante e após o HIIT

  • Parâmetros avaliativos da carga de treino

  • Resposta à carga de treino

  • HIIT e Treino concorrente

  • HIIT e Fadiga, Stress e Saúde

  • HIIT e emagrecimento

  • HIIT e overtraining

  • HIIT e populações especiais

Objetivos

  • Conhecer a história e fundamentos do treino intervalado de alta intensidade (HIIT)

  • Identificar os fundamentos fisiológicos do HIIT

  • Conhecer os conceitos sobre o HIIT no contexto do Fitness e da performance

  • Conhecer os diferentes protocolos do HIIT

  • Saber avaliar, prescrever e controlar os diferentes HIIT

  • Aplicar o HIIT em diferentes contextos (aulas de grupo e treino individualizado)

Treino Intervalado de Intensidade Elevada

Carga Horária

50 Horas

Destinatários

Licenciados, Treinadores, Diretores Técnicos e Interessados que desejem realizar a formação a título de enriquecimento pessoal.

Formato

Presencial

Saídas Profissionais

Ginásios, Healthclubs e Clubes Desportivos.

Requisitos

Escolaridade Mínima Obrigatória.

Renovação do Título TEF e D

Este curso confere 10 unidades de crédito.

Pedido de Informação






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