Dicas para um Bom Profissional de Massagem

Se procuras uma segunda fonte de rendimento, já pensaste em ser um profissional de massagem?

Durante este processo podem surgir algumas questões e neste artigo vamos tentar ajudar-te a esclarecer a maior parte delas.

A Formação é Importante!

Primeiro, se ainda não tens formação, deves começar por tirar um curso básico de massagem que te dê todas as bases para poderes lançar a tua carreira como massagista.

É importante referir que a paixão pela área deve estar presente, antes de iniciares este processo. O segundo ponto é a escolha de um curso devidamente certificado. Porquê? A certificação profissional é imprescindível para desenvolver a atividade de forma segura e de acordo com as técnicas certificadas.

Existem dois tipos de massagem em que a procura tem vindo a aumentar:

  • Massagem Terapêutica Desportiva (formação indicada para pessoas que gostam muito da área do desporto e fitness, por exemplo, é uma formação que fará sentido para um personal trainer)
  • Massagem Relaxante (formação indicada para pessoas que desejam trabalhar na área de SPA’s e Clínicas)

Depois de estares devidamente certificado, deves diferenciar-te da tua concorrência e nós vamos dar-te algumas dicas para que possas lançares a tua carreira profissional e atingires os teus objetivos.

Curso de Quiromassagem CEFAD

1. Escolhe o Teu Público

Deves conhecer bem as tuas capacidades e serviços que tens para oferecer, depois desta reflexão, deves segmentar os teus clientes não apenas pela idade ou sexo, por exemplo, mas também pelos tipos de massagem que tens para oferecer.

Na realidade não será possível logo no início da tua carreira, aprofundar todos os tipos de massagem e ter todo o tipo de material ou instrumentos necessários para cada tipo de massagem.

Assim, segmenta o teu público-alvo de acordo com o que tens para oferecer e mantém o teu foco.

2. Equipamento e Acessórios de Massagem

Dicas CEFAD Marquesa Parceiro

Uma Boa Marquesa faz a diferença!

Como Massagista ou Terapeuta Manual, como é evidente, uma das primeiras coisas a comprar para a sua atividade será uma marquesa de massagem.

Deves ter em conta que existem muitas opções de qualidade e de preço, pelo que será um processo com algum trabalho de pesquisa e análise.

Neste momento já sabes que tipo de massagem vais aplicar, portanto deves pensar nas características da marquesa que serão indispensáveis, ou seja, aquelas que vão facilitar o teu trabalho, quer para ti quer para os teus clientes.

Por exemplo, para trabalho ao domicílio pode ser importante teres uma marquesa portátil e que seja ajustável. Sendo este um processo delicado e que necessita de ponderação da tua parte, talvez seja importante leres o artigo sobre Como Escolher uma Marquesa.

Depois de escolhida a marquesa, vamos passar para a próxima fase, comprar óleos, loções e cremes para massagem.

É importante que como terapeuta tenhas alguma variedade de óleos, loções ou cremes para efetuares a massagem. Desta forma, podes oferecer a possibilidade de o cliente escolher entre produtos aromatizados ou neutros, de acordo com a preferência de cada um.

Não te deves esquecer de fazer bem a gestão do teu stock, mantendo sempre um nível para que não sejas apanhado “desprevenido”.

3. Marketing: uma Ferramenta Poderosa

Marketing não é apenas entregar uns cartões de visita ou flyers, existem muitas ações que poderás fazer para que te diferencies da concorrência.

Começa por criar contas nas redes sociais, de acordo com o teu público-alvo, isto é, os teus clientes estão no Facebook? No instagram? Cria as redes sociais que fazem sentido, isto é, se os teus clientes não estão no Facebook, não faz sentido teres uma página.

Deves alimentar as tuas redes sociais com conteúdo relevante e original, não copies nada da internet, as pessoas conseguem perceber quando é conteúdo original ou não.

Temos um artigo sobre Personal Trainer e as Redes Sociais que te poderá ajudar a entender melhor como captar a atenção do teu público através do social media.

Participa em eventos profissionais, sociais, encontros temáticos. Demonstra o teu conhecimento de maneira clara e integradora, dando palestras gratuitas ou escrevendo para jornais locais, por exemplo. Com isso, irás aumentar a tua exposição, numa espécie de anúncio indireto.

Faz campanhas e promoções dos teus serviços. Lançar uma carreira pode não ser fácil e para chamara a atenção de clientes podes começar com pequenas promoções, como por exemplo, descontos na segunda visita ou se trouxer um amigo. Faz uma primeira massagem gratuita (mas mais pequena que uma sessão normal). Analisa o teu cliente e adapta o tipo de promoção ou desconto a aplicar.

E o mais importante, Sê Consistente!

4. O Tipo de Serviço

Demonstra como o Teu Serviço pode ajudar o Teu Cliente.

Dentro do teu público de interesse e tipo de massagens com que escolheste trabalhar, divulga o que poderá beneficiar as pessoas que o procuram.

Se a tua massagem é para atletas, indica como o desempenho dele poderá melhorar com os teus serviços, se trabalhas com mulheres, indica como aliviar as tensões da gravidez com a massagem, por exemplo.

Ainda, se optares por te dedicares às massagens relaxantes, demonstra como a pessoa poderá sair revigorada.

A procura pela formação e pela atualização de conhecimentos também é importante, apresenta novidades, técnicas e ferramentas, que outros concorrentes não tenham.

Conclusão

O massagista tem uma profissão muito gratificante, porque os clientes entram no seu local de trabalho stressados ou com algum tipo de dor  e saem mais relaxados e saudáveis.

Consegues conciliar perfeitamente a carreira de massagista com o teu emprego atual, garantindo assim uma segunda fonte de rendimento e quem sabe, quando tiveres uma lista enorme de clientes, passes a massagista a tempo inteiro.

Estas dicas podem ser essenciais para  o início da tua carreira, mas também para massagista que já têm a sua carreira e sintam necessidade de conquistar mais clientes.

O mais importante é seres fiel a ti, optares por material de qualidade e saberes ouvir os teus clientes, nunca esquecendo que a recomendação e o “boca-a-boca” continuam a ter um grande poder na aquisição de novos clientes.

Bibliografia:

  1. Rock Content, visitado a 07 de junho de 2022
  2. Marketing Digital na Prática, Paulo Faustino
  3.  Best Massage (materiais de massagem)

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