Cross Training

O Cross Training é uma atividade cada vez mais apreciada. Permite uma melhoria da condição física geral, através de um leque variado de exercícios que abrangem todas as qualidades físicas a desenvolver (força, resistência cardiovascular e muscular, agilidade, mobilidade, coordenação, equilibro, velocidade, precisão e potência.)

O curso de Cross Training tem como foco principal melhorar a saúde das pessoas e a performance dos atletas. É construído tendo em conta as diferentes necessidades das pessoas, a sua condição física e a possível existência de alguma patologia. Nesta modalidade pretende-se que o exercício seja prescrito e planeado para qualquer idade e qualquer nível de performance física.

No final da formação de Cross training, o formando deverá ser capaz de planificar e dinamizar uma aula de grupo e individual (a curto, médio e longo prazo), adaptada às capacidades e objetivos dos alunos, mas tendo sempre como pressupostos um adequado ensino e correção dos movimentos.

Programa: 30 horas

1. Introdução ao Cross Training

  • Antecedentes Históricos

  • Benefícios do Exercício

  • Metodologia do Cross Training

  • Avaliação

  • Efeitos do Envelhecimento

2. Anatomia e Fisiologia Muscular e Articular 

  • Aspetos fundamentais de anatomia (sistemas articular, esquelético, muscular, nervoso e respiratório)

  • Articulações do corpo humano

  • Grupos musculares do corpo humano

  • Movimentos base

3. Exercícios Fundamentais

  • Postura e Atitude do Professor

  • Deadlift

  • Squat

  • Presses

  • Clean

  • Apoios faciais invertidos

  • Pull Ups

  • PusshUps

  • Hollow/Arch

  • Snatch e cleanandjerk (levantamentos olímpicos)

  • Saltos

  • Remo

4. Programas de Treino

  • Progressões de aprendizagem dos exercícios (iniciado, intermédio e avançado)

  • Definição de programas a curto, médio e longo prazo

  • Populações especiais (crianças, idosos, obesos)

5. Estruturação de uma Aula

  • Controlo e gestão do treino/aula

  • Escolha dos equipamentos/material

  • Coaching

  • Populações especiais (crianças, idosos, obesos)

Objetivos

  • Avaliar a importância do condicionamento metabólico, da ginástica, do halterofilismo e do coaching na execução dos exercícios fundamentais do Cross Training.
  • Aplicar exercícios base constituintes do Cross Training;
  • Adequar os exercícios de acordo com necessidades físicas do público alvo;
  • Prescrever um plano de treino de acordo com a condição e preparação física do público alvo;
  • Estruturar aulas para populações especiais (crianças, idosos, obesos).

Cross Training

Carga Horária

30 Horas

Destinatários

Licenciados, Treinadores, Diretores Técnicos e Interessados que desejem realizar a formação a título de enriquecimento pessoal.

Formato

Presencial

Saídas Profissionais

Ginásios, Healthclubs e Clubes Desportivos.

Requisitos

Escolaridade Mínima Obrigatória.

Renovação do Título TEF e D

Este curso confere 6 unidades de crédito.

Pedido de Informação






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