Volume de Treino

O Volume de Treino é uma das variáveis mais investigadas no treino de força, porém uma das questões mais importantes ainda permanece por responder:

Volume de Treino Ideal

Qual é o volume de treino ideal para maximizar os ganhos de massa muscular?

Provavelmente nunca chegaremos a uma resposta concreta e teremos sempre que responder com um grande DEPENDE.

Volume em Musculação

O Volume em musculação pode ser calculado de 2 formas:

    • Contabilizando o número de séries por grupo muscular por semana;
    • Contabilizando a quilagem total por grupo muscular através da multiplicação de Séries x repetições x volume
Dicas CEFAD Volume de Treino

Sabemos que os mecanismos de hipertrofia são influenciados por um vasto leque de fatores como a individualidade biológica, a frequência semanal e intensidade, o estado nutricional, o sexo e a faixa etária, o nível de treino e até o próprio volume de treino são variáveis a considerar no momento de observar a resposta fisiológica.

Assim, é importante que treinadores e praticantes entendam que o Volume de Treino é uma variável importante, mas que faz parte de um leque mais vasto que influencia a hipertrofia muscular.

Um dos estudos mais interessantes acerca de Volume de Treino (Schoenfeld, 2017) tentou debruçar-se sobre a questão do volume ideal e apesar de não haver uma “receita”, chegou-se a conclusões muito interessantes e que têm aplicação prática para treinadores e clientes:

  • Menos de 5 Séries/Semana/Grupo Muscular gerou um aumento de 5,4%
  • 5 a 9 Séries/Semana/Grupo Muscular gerou um aumento de 6,6%
  • 10 ou mais Séries/Semana/Grupo Muscular geraram um aumento de 9,8%

Resumindo

  • Volumes baixos de treino com menos de 5 séries por semana podem gerar hipertrofia muscular;
  • Os ganhos de hipertrofia são maiores quanto maior for o volume;
  • Ainda não existe um steady-state definido a partir do qual aumento do volume deixa de ser benéfico e passa a ser prejudicial, em alguns alunos podem ser 40 séries por grupo muscular/semana e noutros podem ser apenas 20.
  •  
Joel Simplício
Joel Simplício

Licenciado em Ciências do Desporto
Fundador Dr. Runner

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Índice
Dicas CEFAD

Dicas em Destaque

Newsletter CEFAD setembro 2022

3ª Newsletter: setembro 2022

3ª Edição da Newsletter CEFAD O período que estamos a viver éparticularmente importante para o CEFAD, poisestamos a comemorar a passagem do nosso30º aniversário. Nesta edição, para além das crónicas habituais, também podes encontrar informação exclusiva sobre os próximos eventos do CEFAD. Boa Leitura! Abrir Newsletter Facebook Instagram Linkedin Youtube Voltar Newsletter Próximos Cursos

Dicas CEFAD Foco Interno VS Foco Externo

Foco Interno vs Foco Externo

“Levanta a barra”, “Contrai o Grande Dorsal”, “Abre o peito para a frente”, “Concentra-te no abdominal”, são algumas das dicas utilizadas pelos treinadores para conduzir o processo e corrigir movimentos, porém muitas vezes não damos a devida atenção ao foco atencional que está a ser utilizado uma vez que o mesmo pode influenciar o resultado

Dicas CEFAD Elavação Lateral

Elevação lateral

Descobre as diferenças e o porquê da sua prescrição personalizada Análise Biomecânica aos exercícios É muito importante perceber o porquê (neste caso específico e não só) de prescrever um determinado exercício, analisar e identificar todas as forças que vão atuar sobre a nossa estrutura articular, muscular e perceber como isso pode afetar quer positivamente ou

Scroll to Top