Treino Outdoor ou no Ginásio?

Depois de uma Pandemia e vários meses de confinamento, o comportamento Humano sofreu algumas alterações e com isso nasceram novos hábitos.

Atualmente, existem dois tipos de pessoas, aquelas que procuram agora retomar uma rotina de treinos no mesmo local de sempre, o ginásio, e aquelas que preferem o treino ao ar livre.

Mas qual destes treinos apresenta mais vantagens?

Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens sobre treinar no ginásio ou ao ar livre.

Treinar no Ginásio ou ao Ar Livre: Vantagens e Desvantagens

  1. Treinar no Ginásio

Nos ginásios existe uma enorme diversidade de equipamentos, para além disso, tens toda uma equipa que te pode acompanhar e ajudar nas tarefas mais exigentes.

Existe a opção de treinar cardio e musculação, frequentar aulas de grupo e outras modalidades, o que dará uma grande variedade ao teu treino, sobretudo naquelas semanas em que sentes necessidade de sair da tua rotina.

No entanto, poderás sentir um desconforto em partilhar os equipamentos com outras pessoas ou querer usufruir de uma máquina e esta estar ocupada. Desta forma, é importante saber o local onde preferes treinar para não teres uma má experiência e, assim, conseguir aderir à prática de atividade física com mais alegria, evitando situações de stress.

Vantagens

  • Consegues adaptar a velocidade/intensidade do nível se estiveres a fazer cardio na passadeira ou bicicleta
  • Podes fazer aulas de grupo, com música e com um treinador que te dará as devidas instruções
  • Tens uma maior variedade de equipamentos, que te ajudarão a trazer uma maior intensidade ao treino
  • As condições climatéricas são controladas (faça chuva, faça sol, podes sempre treinar)
  • Conseguirás treinar diretamente após o trabalho, tendo balneários para trocar de roupa e tomar banho, algo que dificilmente encontrarás se treinares ao ar livre.

Desvantagens

    • Por vezes, poderás sentir o ar um pouco mais “pesado” devido a estar fechado num local onde muita gente estará a transpirar e a ventilar com muita frequência.
    • Os teus treinos poderão tornar-se aborrecidos ou monótonos se te limitares a treinar sempre nas máquinas ou se não souberes que exercícios poderás fazer
    • Se fores sensível ao ruído, enquanto estás a treinar, as aulas de grupo poderão provocar incómodo, sobretudo se o estúdio for open space.
Dicas CEFAD Treino Outdoor

2. Treinar Outdoor 

Se no teu caso, passas o teu dia a dia a trabalhar num escritório ou dentro de quatro paredes, ires ao fim do dia treinar para um ginásio pode provocar-te uma sensação de “enclausuramento” ou de contínua pressão e stress.

 

E por esse mesmo motivo, muitas pessoas optam por treinar ao ar livre como forma de descompressão e relaxamento, aumentado cada vez mais a procura por espaços alternativos aos ginásios. O ar puro, os ruídos da Natureza e o espaço ao ar livre são fatores importantes no que toca a escolher entre treinar no ginásio ou ao outdoor.

Existem cada vez mais espaços próprios para a prática das mais variadas modalidades de exercício, havendo o benefício de não ser necessário muito equipamento. Perto de casa ou no parque mais próximo, cada vez mais as desculpas para não praticar exercício físico vão sendo menos, sobretudo porque que existem muitos profissionais da área que te podem ajudar em treinos outdoor (temos o artigo sobre Porquê Contratar um Personal Trainer que poderás ter interesse).

Vantagens

  • Tens mais espaço para correr ou saltar
  • Sentirás uma maior facilidade em recuperar entre exercícios por teres acesso diretamente ao ar puro e a uma maior liberdade para descansar
  • Poderás usar a paisagem enquanto treinas, proporcionando o maior relaxamento e desconexão do teu dia a dia
  • Se fores acompanhado por um personal trainer, terás a vantagem de ter um treino personalizado para ti onde terás de superar vários obstáculos sem precisares das máquinas de ginásio

Desvantagens

  • Se usares vias pedonais, terás de ter atenção às outras pessoas que caminham na rua para evitar acidentes
  • Dependes das condições climatéricas, nos dias frios será menos motivante treinar ao ar livre
  • Deverás ter atenção aos obstáculos no terreno onde te encontras para evitar lesões
  • Provavelmente, se estiveres longe de casa, não conseguirás tomar banho, o que poderá limitar os teus horários de treino.

Conclusão

Como podes verificar ao longo deste artigo, mencionamos vantagens e desvantagens tanto do treino em ginásios como em outdoor, e podemos concluir que é tão bom treinar no ginásio como outdoor se formos conscientes. A orientação de um PT pode existir nos dois lados e, se este for competente e tiver o material necessário, tens a garantia da mesma qualidade de treino seja ela em que ambiente for, o importante é que te sintas bem enquanto treinas, usufruindo de todos os benefícios associados à prática do exercício físico.

Bibliografia

  1. Hooper, Sarah E., “The perception of indoor and outdoor exercise environments and their effect on mood states, heart rate, and running time” (2003). Ithaca College Theses. Paper 134.
  2. Alves, Humberto & Fridich, Gilivã & Souza, Thiago & Lopez, Luiz & Lucena, Reinaldo. (2019). Exercício físico outdoor e indoor, bem-estar subjetivo e conexão com a Natureza: uma revisão sistemática. 10.21438/rbgas.0613019.
  3. Loureiro, Ana & Veloso, Susana. (2014). Outdoor Exercise, Well-Being and Connectedness to Nature. PSICO. 45. 299-304.
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  5. Henley Centre 2005 Demand for Outdoor Recreation: a Report for Natural England’s Outdoor Recreation Strategy Author, Reading.
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