Manicura: Dicas para iniciantes

Aprender a fazer as próprias unhas pode ser difícil, mas, por vezes, fazer as de outra pessoa pode ser ainda mais complicado.

Preparar as unhas, lixá-las e até como fazer o verniz durar mais, são algumas das dúvidas mais comuns quando se está a começar como profissional

Para te ajudar mais um pouco, deixamos aqui algumas dicas para conseguires atingir um trabalho final bem perto da perfeição.

Dicas Manicura Iniciante Blog Dicas CEFAD
  1. Constrói um Portefólio

Se estás no início da tua carreira profissional como manicura, é uma boa ideia investir num portefólio.

Vai tirando fotografias das manicures que mais se destacam e aproveita para criar uma página em alguma rede social para divulgar o teu trabalho!

2. Cuida bem das tuas ferramentas

Alicates, espátulas, tesouras e lixas são partes importante do trabalho de manicura e precisam estar sempre bem higienizados e esterilizados.

Este passo é indispensável, principalmente se as ferramentas forem feitas de metal, pois ajuda a prevenir a transmissão de doenças em casos de cortes ou outros acidentes. Mesmo que sejas iniciante, cria o hábito de esterilizar o que for de metal com o equipamento adequado e de descartar as lixas de papelão depois do uso!

3. Lixa as unhas de forma adequada

Concordas que o formato da unha é tão importante quando o verniz escolhido para uma manicure perfeita, certo?

E independente de ser quadrado, redondo ou até um stiletto, lixar o formato do jeito correto é importante para manter as unhas fortes e saudáveis.

Evita movimentos de vai e vem: lixa sempre na mesma direção, indo da extremidade ao centro.
Dicas Manicura Iniciante Blog Dicas CEFAD-01

4. Aprende a usar os diferentes tipos de lixa

Ainda sobre as lixas, sabias que existem diferentes versões?

Cada uma tem uma função diferente: dar forma, polir, diminuir estrias e ondulações e até mesmo dar mais brilho às pontinhas dos dedos.
E mais: as experts costumam combiná-las para deixar as unhas das clientes bonitas e bem definidas.

5. Não deixes as unhas das clientes de molho por muito tempo

É muito comum usar pequenos recipientes com água quente para amolecer as cutículas, mas sabias que isso pode afetar a duração do verniz?

Deixar as unhas de molho por muito tempo faz com que as unhas absorvam a água e dilatem, o que pode criar rachaduras no verniz depois de seco.
O processo deve ser rápido, com uma duração de cerca de 30 segundos.

6. O mais importante, praticar sempre!

Conheces o lema “a prática leva à perfeição”?

É exatamente isso que deves fazer, principalmente se estás a começar no mundo da manicura profissional.

Continua a treinar e não te deixes ir abaixo com pequenos erros que vais cometendo, são perfeitamente comuns no início.
Com o tempo, ganhas prática e passarás de uma manicura iniciante a expert!

Conclusão

É perfeitamente comum, para quem está a iniciar a sua carreira profissional como manicure cometer alguns erros, mas o mais importante é não desanimares.

Praticar é o segredo e mantém o teu portefólio sempre atualizado e com as unhas mais bonitas, para ires conquistando mais clientes.

As redes sociais podem ser a tua rampa de lançamento, faz fotografias bonitas, vídeos, desafia as tuas clientes a postarem as fotografias das tuas unhas e a identificarem-te.

A formação nesta área também é muito importante, deves estar sempre a atualizar os teus conhecimentos para não ficares para trás e para te diferenciares da tua concorrência.

Bibliografia

  1. Manual da Manicure e Pedicure. Leidiane Dos Santos Barbosa
  2. Manicure Criativa. Vários Autores.
Scroll to Top