Terceira Idade e o Exercício Físico

A atividade física na terceira idade é importante para aumentar a qualidade e expectativa de vida. No artigo de hoje vamos incluir alguns benefícios associados a esta atividade.

A Importância da Atividade Física na 3ª Idade

Pesquisas recentes revelam que qualquer tipo de exercício, seja leve ou moderado, tem um impacto positivo na expectativa de vida, e que um idoso que se exercite pode aumentar a sua expectativa até 5 anos.

Recomendações à População Sénior

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda à população sénior:

  • 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana, combinando resistência e aeróbicos ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de robusta intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e robusta intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde
  • As atividades de fortalecimento muscular também são importantes (2 vezes por semana)
  • Pelo menos 3 vezes por semana, atividades físicas que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força com moderada intensidade ou maior.

A atividade física na terceira idade inclui diversos benefícios que vão para além do ganho da capacidade funcional e da redução do risco de AVC e infarto. Existe uma melhoria na capacidade motora e neurológica, reduzindo o risco de complicações e melhorando a qualidade de vida, para além disse, um sénior que pratique exercício habitualmente, terá um risco reduzido de sofrer quedas.

Curso Atividade Física na Terceira Idade

Cuidados a Ter e a Avaliação Médica

Já abordamos em alguns artigos a importância de uma avaliação médica antes de praticarmos qualquer exercício físico e o mesmo se aplica à comunidade sénior.

Desta forma, um Personal Trainer deve alertar as pessoas que tenham problemas cardiovasculares ou que foram submetidas a algum procedimento médico, só devem iniciar a sua atividade física depois de uma recomendação médica.

Para além disso, não se deve descurar de uma avaliação prévia do próprio profissional de Exercício Físico, para que os exercícios prescritos sejam adequados para o teu cliente.

O Cardiologista Dr. Ritt, recomenda que, um idoso inicie a sua atividade física de forma leva e que vá aumentando lentamente, consultando o seu médico regularmente para perceber até onde a intensidade poderá ir.

Atividades Físicas mais Recomendadas

Caminhada, natação, hidroginástica e musculação são alguns dos exercícios mais indicados para a comunidade sénior uma vez que se tratam de atividades de baixo grau de impacto para as articulações.

Devem ser praticadas pelo menos 3 vezes por semana, após recomendação médica, e sob a orientação de um profissional de educação física para que o exercício seja realizado corretamente, prevenindo riscos de lesões, e na frequência cardíaca adequada ao condicionamento.

Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade

  • Impacta na redução da progressão e na incidência da osteoporose

  • Contribui para reduzir a progressão e incidência da doença de Alzheimer

  • Aumenta o equilíbrio

  • Promove a sensação de bem-estar

  • Fortalece os ossos

  • Melhora o sistema imunitário

  • Fortalece os músculos

  • Previne a diabetes

Também não nos podemos esquecer dos benefícios emocionais que esta atividade trás aos idosos:

  • Melhora a interação social

  • Estimula o humor

  • Melhora a autoestima

  • Reduz a ansiedade, a tensão e a depressão

Conclusão

A atividade física na terceira idade, para além de melhorar a qualidade e a esperança de vida, também ajuda a prevenir algumas doenças.

É essencial para quem quer se reformar sem se tornar uma pessoa inativa.

Praticar exercícios físicos ajuda o individuo a ter uma mente e corpo ativo, importantes para que se sintam útil na sociedade e que não pare no tempo, à espera que os dias passem.

Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda na socialização, fazendo novas amizades já na idade sénior.

No geral, os exercícios físicos para além de ajudarem o bem-estar físico, também melhoram o humor, a autoestima prevenindo a depressão na idade sénior.

Bibliografia:

  1. Recomendações da OMS, acesso a 17 de maio de 2022. https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2021/02/OMS-recomendacoes-exercicio-sedentarismo.pdf

  2. Exercício físico e qualidade de vida na terceira idade, lançado em novembro de 2017  (ePub) em Português,  Cia do eBook

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Índice
Dicas CEFAD

Dicas em Destaque

Newsletter CEFAD setembro 2022

3ª Newsletter: setembro 2022

3ª Edição da Newsletter CEFAD O período que estamos a viver éparticularmente importante para o CEFAD, poisestamos a comemorar a passagem do nosso30º aniversário. Nesta edição, para além das crónicas habituais, também podes encontrar informação exclusiva sobre os próximos eventos do CEFAD. Boa Leitura! Abrir Newsletter Facebook Instagram Linkedin Youtube Voltar Newsletter Próximos Cursos

Dicas CEFAD Foco Interno VS Foco Externo

Foco Interno vs Foco Externo

“Levanta a barra”, “Contrai o Grande Dorsal”, “Abre o peito para a frente”, “Concentra-te no abdominal”, são algumas das dicas utilizadas pelos treinadores para conduzir o processo e corrigir movimentos, porém muitas vezes não damos a devida atenção ao foco atencional que está a ser utilizado uma vez que o mesmo pode influenciar o resultado

Dicas CEFAD Elavação Lateral

Elevação lateral

Descobre as diferenças e o porquê da sua prescrição personalizada Análise Biomecânica aos exercícios É muito importante perceber o porquê (neste caso específico e não só) de prescrever um determinado exercício, analisar e identificar todas as forças que vão atuar sobre a nossa estrutura articular, muscular e perceber como isso pode afetar quer positivamente ou

Scroll to Top