Existem vários artigos sobre o impacto da pandemia sobre os ginásios, clubes desportivos. Depois do levantamento de todas as restrições, achamos importante falar um pouco sobre o impacto que esta pandemia teve sobre o comportamento humano, perante o exercício físico.
Durante o surto de COVID-19, as cadeias de ginásio responderam com alguma agilidade para implementarem, rapidamente, o treino online, ou seja, a pandemia acelerou a mudança, que eventualmente, iria acontecer.
Hoje em dia, os consumidores exigem mais, querem uma experiência de fitness perfeitamente conectada e que acima de tudo, se adapte ao seu estilo de vida.
Para que o teu negócio de fitness prospere é essencial aumentar a vantagem no fitness presencial.
Um relatório da IHRSA de outubro de 2020 afirma que, 95% dos sócios, sentiram a falta de, pelo menos, um fator do seu ginásio e que mais de metade, estavam insatisfeitos com as suas rotinas de exercício físico durante o confinamento.
Muitos diretores de ginásio referiram que, o reencontro dos membros com os instrutores e treinadores pessoais fez com que rapidamente se adotasse o treino presencial.
O treino presencial proporciona uma experiência social que é a chave para envolver os membros.
Sucesso do Negócio de Fitness
Existem experiências que devem ser mantidas para o sucesso do teu negócio de fitness, tais como:
Digital e o Crescimento do Clube
Falava-se que o treino digital iria canibalizar a adesão aos clubes, mas os números que temos hoje sugerem o contrário. À medida que a revolução do fitness digital ganhou força, as taxas de adesão aos clubes e as taxas de penetração continuaram a aumentar.
Com uma estimativa de 375.000 aplicações de fitness existentes, as evidências sugerem que o fitness digital está a trazer mais pessoas para o mundo do exercício. Desta forma, ao utilizar as plataformas digitais, o teu clube vai atingir uma grande percentagem da população que, normalmente, não o iria visitar.
Experiência Totalmente Conectada
Tens que ter em conta que o digital é agora um pilar fundamental para o sucesso do clube e, a sua combinação com experiências de treino presencial, pode dar aos clubes uma vantagem sobre os produtos de fitness apenas digitais.
Em relação ao lado digital, é importante que os clubes ofereçam conteúdo de exercício físico on-demand de alta qualidade e as aulas de transmissão ao vivo têm que ser motivadoras, divertidas e voltadas para resultados.
Não nos podemos esquecer que o Youtube e outras plataformas digitais gratuitas, estão repletos de conteúdos de fitness, pelo que a tua oferta tem que ter grande qualidade e relevância para que os clientes continuem a pagar.
Relação Colaborador/Cliente
Os instrutores prendem o coração dos sócios mais do que qualquer outra pessoa do clube.
Depois de todas as experiências negativas vividas durante a pandemia, a conexão e interação social nunca foram tão importantes.
A motivação continua a ser essencial para a adesão ao exercício regular, e dois dos motivadores mais poderosos são:
- a responsabilidade
- e o sentido de pertença que obtemos ao trabalhar com outras pessoas.
Desta forma, os colaboradores continuam a ser o maior património dos clubes e as experiências de fitness social continuam a ser a chave para o sucesso de um negócio de fitness.
Bibliografia:
- Recursos e Publicações, 2021 IHRSA Media Report: Parte 2, https://pt-br.ihrsa.org/resources-publications/, visita a 10/05/2022.