Jejum Intermitente

Ao longo desta Dica CEFAD vamos abordar o tema do Jejum Intermitente, para que seja possível aprenderes mais um pouco sobre os benefícios e malefícios na adoção deste comportamento. Deves ter em conta que, não existe o certo ou o errado, mas sim o melhor aplicado a cada caso.

Assim, vamos ter períodos de jejum e períodos de Janelas de Alimentação (intervalo de tempo que é permitida a alimentação). Fora deste período, o indivíduo deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água, chás e café sem açúcar.

Definição Jejum Intermintente

Icone Check Blog Dicas CEFADO Jejum Intermitente é uma prática que intercala períodos de jejum com períodos de alimentação.

Icone Check Blog Dicas CEFADO principal objetivo é fazer com que o corpo recorra aos “stocks” de gordura acumulada, potenciando a perda de massa gorda.

Icone Check Blog Dicas CEFADPode ser feito diariamente ou em apenas alguns dias da semana, e normalmente, são indicas entre 10 a 24 horas de jejum.

Categorias do Jejum Intermitente

É importante referir que existem 3 categorias de Jejum intermitente diferentes:

  • Jejum em Dias Alternados

Nesta categoria, só se come uma refeição (ou não se come nada) num dia e no dia seguinte podemos fazer uma dieta normal;

  • Jejum de Dia Inteiro

Aqui, tal como acontece na dieta 5:2, aos indivíduos ingerem 400-600 kcal/dia em dois dias de jejum por semana e praticam uma dieta normal nos outros dias;

  • Alimentação Com Restrição de Tempo

Neste caso, é definido um período de tempo por dia em que não podes
comer, sendo que a alimentação fica concentrada no restante horário. Por exemplo, não comer durante 16 horas e só comer na janela das 8 horas restantes.
 
Em alguns contextos, o jejum pode permitir o consumo de uma quantidade limitada de bebidas com baixas calorias, como café ou chá. Este tipo de jejum modificado envolve a limitação da ingestão calórica (por exemplo, 20% do normal) durante os períodos de jejum em vez de restrição calórica total. Nesta situação, as vantagens desta dieta referem que esta “agressão” permite a ativação dos “processos de limpeza” do organismo, em que existe uma ativação de mecanismos que reciclam as células velhas, chamado de processo de hormese. Assim, haveria redução do dano celular causado pelo stress oxidativo por aumento da resistência celular ao stress.
 
De uma forma mais simples, o jejum intermitente é mais uma forma de fazer restrição calórica, e ingerir mais calorias durante o dia, respeitando o nosso ciclo circadiano, e fazer um jejum noturno tão longo quanto possível, que segundo a evidência atual, parece ser um fator protetor em relação ao surgimento de doenças metabólicas.
 
 
Para além disso, quando alguém faz uma refeição, existe uma elevação de insulina no organismo para a glicose entrar para as células e ser metabolizada. Se a energia não for utilizada pelas células, será armazenada através da ação da insulina na forma de tecido adiposo.
 
Depois de algumas horas a energia disponível esgota, e o organismo recorre às reservas, tanto de glicogénio (uma forma de energia armazenada nos músculos e no fígado), quanto de tecido adiposo, e nesse momento ativa hormonas que atuam na quebra de gordura (lipólise), como a glicagina.
 
No jejum intermitente, vamos ter hormonas responsáveis pela lipólise do tecido adiposo que ficam ativas durante mais tempo, promovendo a perda de massa gorda.
 
Também existem evidências que o jejum evita grandes picos de insulinémia, o que pode prevenir a resistência à insulina. No entanto, a refeição pós-jejum e todas as refeições que serão feitas devem ser bem ajustadas para que não estraguem este processo, ou seja, ingerir uma grande quantidade de hidratos de carbono refinados, produtos processados e/ou gorduras associadas, põe em causa todo este processo, tornando-o até prejudicial.
 
O que significa, que este tipo de técnica de jejum intermitente não será uma boa estratégia para perda de peso e massa gorda, para todo o tipo de pessoas.
 
Jejum Intermitente Dicas CEFAD

Contraindicações do Jejum Intermitente

Tal como referimos anteriormente, fazer jejum intermitente poderá não se aplicar a todo o tipo de pessoas, no entanto, existem públicos que não podem de todo aplicar esta técnica para perder massa gorda, como por exemplo:

  • Gestantes e Lactantes

Mulheres grávidas ou a amamentar, como seria de esperar, precisam de um aporte maior de nutrientes a partir do segundo trimestre. Durante a gravidez, as necessidades do bebé são constantes. Assim, o jejum intermitente na gestação pode levar a desmaios, hipoglicemia e até a baixo peso do feto.

No caso das lactantes, para que a produção de leite seja constante e com riqueza nutricional e para a mãe não ficar desnutrida durante esse processo, não se aconselham longos períodos sem ingestão de nutrientes.

  • Crianças, Adolescentes e Idosos

Em relação às crianças e adolescentes é fácil de perceber porque não o devem de fazer, pois encontram-se numa fase de desenvolvimento, portanto precisam de ingestão constante e certa de nutrientes para crescerem e se desenvolverem de forma adequada.

E no caso dos adolescentes, existe um risco acrescido, devido a questões emocionais, cognitivas, e também muitas vezes problemas de aceitação associados a complexos físicos. Este tipo de técnica poderia levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares, estando também por isso desaconselhado.

Quanto aos idosos, o risco relaciona-se com o facto destes terem pouca massa muscular e tendência para ir perdendo cada vez mais. Longos períodos sem comer podem potenciar ainda mais este fenómeno em idosos, além de terem por norma patologias associadas.

Conclusão

Depois de leres este artigo é importante teres em conta que o jejum intermitente, quando mal feito ou seguido sem orientação de um profissional de saúde, pode levar a problemas graves, como desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração, entre outros…

Isso verifica-se quando o jejum é feito sem o acompanhamento de um profissional de saúde ou por pessoas contraindicadas a este tipo de dieta.

Também não é aconselhável praticar atividade física extenuante quando se está de jejum, pois isso pode afetar a intensidade do treino, e até levar a crises hipoglicémicas.

Portanto, se iniciares esta prática de jejum intermitente, deves sempre falar com uma pessoa devidamente qualificada para que seja possível orientar-te durante todo o processo.

Curso de Alimentação e Nutrição Desportiva CEFAD-01

Durante este artigo exploramos um pouco a temática do jejum Intermitente, abordamos algumas vantagens e quais são os públicos que devem ter cuidado com este tipo de técnica que leva à perda massa gorda.

Se o teu objetivo é aprender mais sobre a área da Nutrição e Suplementação, no CEFAD temos 3 especializações que te poderão ajudar:

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Índice
Blog Posts em Destaque
Linguagem um Elemento Transformador Dicas CEFAD photo

A linguagem como elemento transformador

A linguagem é um elemento poderoso que molda a forma como olhamos o mundo ao nosso redor. Ela deve ser pensada como um lugar de interação, de constituição de identidades, de representação de papeis, de negociação de sentidos e encarada não só como forma de representação do mundo, mas essencialmente, como forma de interação social.

Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

O profissional do fitness é um caso paradigmático do uso da gíria. Também ele tem vindo a contribuir para o enriquecimento lexical da língua portuguesa com palavras e expressões que atestam a singularidade da linguagem ginasiana (chamemos-lhe assim). Língua viva A língua é como um músculo, precisa de estar em constante movimento ou então esmorece,

Leijon ME, Faskunger J, Bendtsen P, Festin K, Nilsen P. Quem não adere às recomendações de atividade física e por quê?. Cuidados de Saúde. 2011;29(4):234-40. - Clark, M.A. & Luccet, S.C. NASM essentials of corrective exercise training. 2011 - Conceito Atuais em Alongamento Muscular para Exercício e Reabilitação. Jornal Internacional de Fisioterapia Desportiva. 2012;7(1):109-119.

Reabilitação Muscular da Coluna Vertebral nos Desvios Posturais e Dor de Costas

Existem dois tipos de pessoas: As que têm dores de costas e…… ….as que vão ter dores de costas!! Segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, 7 em cada 10 portugueses sofrem ou já sofreram de dores nas costas. 80% das lombalgias são de origem mecânica e uma grande percentagem deve-se a razões

Scroll to Top