A Importância das Aulas de Grupo (Ginásio e Saúde)

No artigo de hoje vamos abordar a importância das aulas de grupo tanto para a saúde como para uma boa gestão de um ginásio e/ou health club.

Gestão do Ginásio e Aulas em Grupo

O fitness de grupo é o fator chave para aumentar o número de sócios e a rentabilidade do teu negócio, desta forma, fazemos com que mais pessoas venham mais vezes ao nosso ginásio (mais pessoas, mais rentabilidade).

Um dos maiores desafios – se não mesmo o maior – para o aumento do número de sócios ativos é a retenção.

Já todos sabemos que o segredo para uma frequência de treino elevada é o hábito. No entanto, quando analisamos o nosso mercado, verificamos que 1/3 dos sócios deixa de frequentar ao 3.º mês, o que significa que fez menos de 12 treinos e 50% dos sócios desistem nos primeiros 6 meses.

Desta forma, levantamos algumas questões, se por um lado queremos perceber como fazer com que as pessoas venham mais vezes ao ginásio, também é importante perceber o que é que fez com que elas se tenham inscrito, ou seja, qual é a principal razão para frequentarem o ginásio? Por resultados? Certamente

Importância Aulas de Grupo Dicas CEFAD-01

Existem estudos de mercado que abordam algumas questões de forma a obtermos algumas respostas e quando perguntaram às pessoas o que querem quando fazem a sua inscrição num ginásio, as respostas variam entre perder peso, tonificar, melhorar a condição física, relaxar e até fazer amigos.

Resumindo numa só palavra: resultados.

No entanto, é de conhecimento geral que, podemos atingir estes resultados a correr à volta do quarteirão lá de casa, no paredão ou mesmo com exercício feitos na sala de estar. Hoje em dia existe mais informação disponível do que nunca sobre o tema e o fitness, em alguns casos, tornou-se uma moda. Da navegação nas redes sociais a apps instaladas nos smartphones, é quase impossível evitar tropeçar num artigo e/ou recomendação de treinos que prometem os impossíveis, sem que sequer seja preciso qualquer equipamento ou contexto particular.

O que diferencia a prática de exercício em ambiente de Ginásios e Health Clubes é algo tão simples quanto o acompanhamento e, acima de tudo, a motivação que isso lhes dá, bem como todo o enquadramento social que obtemos, visto que essa ligação acaba por estar, por si só, inerentemente ligada ao aumento do tempo médio de vida de um sócio.

Se analisarmos os serviços que a maioria dos Ginásios e Health Clubes oferecem, compreendemos que mesmo os melhores clubes em Portugal têm 10 a 15% de sócios em PT, o que é excelente para o negócio, porque significa receita extra. No entanto, se analisarmos bem, 50% a 60% das frequências são obtidas através do exercício em grupo.

Quando analisamos outra métrica, a frequência semanal média, verificamos que os sócios com maiores frequências são, mais uma vez, os que fazem aulas de grupo. E quanto maior a frequência semanal média, maior a probabilidade de o sócio ficar no ginásio, ou seja, maior será a taxa de retenção.

Outro dado interessante, quando pensamos no membership lifetime, i.e, no tempo médio do sócio ativo, verificamos que os sócios que fazem fitness de grupo ficam mais tempo.

Desta forma, quando uma equipa comercial ou os instrutores fazem as avaliações iniciais e prescrição de treino podem, e devem, deixar uma mensagem clara: para atingir os seus resultados, o novo sócio deve combinar cardio, força, flexibilidade e core e deve iniciar a sua prática de atividade física de forma gradual, sustentada e divertida.

A experiência determina a satisfação e, por sua vez, a motivação. A “saúde social” que advém da experiência das aulas de grupo é a peça final que entrelaça o relacionamento dos sócios e com o ginásio.

Não podemos deixar de referir que, a qualidade das aulas é fundamental. A maior parte dos sócios está lá, logo devemos investir na experiência que os sócios têm.

Atenção, não deve ficar a ideia de que exercício em grupo apenas tem influência ao nível da retenção.

No que respeita à venda, quando analisamos os fatores que influenciam a escolha de um ginásio, em primeiro lugar surge o preço e a localização, mas em seguida, aparece o mapa de aulas.  

Portanto é fundamental as aulas que o ginásio tem e, claro, a forma como são apresentadas. A construção de um bom mapa de aulas é crucial para indicadores de retenção e mesmo para o fecho de uma venda. Não é apenas uma questão técnica, mas antes uma questão estratégia que irá influenciar os resultados do negócio de um ginásio e health club.

Benefícios de Fazer Aulas de Grupo

1. Motivação

As aulas de grupo são mais divertidas, incluem uma experiência de socialização que pode ser determinante para a permanência da atividade física.

2. Promove o Espírito de Equipa

Quando realizamos atividades em grupo, o ambiente é de ajuda, cooperação e esforço em conjunto, promovendo assim o espírito de equipa.

3. Permite estabelecer metas de grupo

Existem metas implícitas que são mais facilmente cumpridas quando os treinos são feitos em grupo. Um exemplo é a coreografia de uma música numa aula de dança ou, ir até o fim da aula de spinning.

4. Aumenta a aceitação sobre os limites

Muitas pessoas não sabem disto, mas a aceitação sobre os limites do próprio corpo pode ser melhorada quando os exercícios são praticados em grupo. Todos temos limites e tempos, além de metabolismos diferentes e isso fica evidenciado na prática de atividades em grupo.

Claro que os limites podem ser sempre ultrapassados e esse é um dos objetivos da prática de exercício, mas acompanhar a evolução dos colegas é também perceber que os limites são naturais e precisam ser trabalhados. Este é mais um fator que impede que as pessoas desistam quando se deparam com alguns obstáculos durante a prática de exercício físico.

Apesar de todas as vantagens do treino em grupo, é necessário salientar a importância da utilização das máquinas de musculação e cardio, pois este tipo de treino favorece a tonificação muscular e fortalecimento ósseo.

A nossa dica extra é: complementar o treino de musculação com aulas de grupo, para melhores resultados e a motivação não desaparecer!

Conclusão

Com fomos vemos ao longo deste artigo, o fitness de grupo atrai mais sócios, que frequentam mais vezes, permanecem mais fiéis e, ainda por cima, atraem outros sócios.

Um sócio pode fazer apenas as primeiras 4 faixas de uma aula de BODYPUMP e sair. No entanto, se a experiência for boa, é muito provável que regresse. E é exatamente isso que queremos, que se divirta, treinando e que, com isso, consiga atingir os seus resultados.

Muitas pessoas acabam por desistir do ginásio porque nem sempre é fácil treinar de forma individual, e para essas pessoas, as aulas de grupo podem ser a solução. Não nos podemos esquecer que, para o ser Humano, a socialização é um fator predominante e no caso das aulas de grupo, pode ser determinante para uma prática de atividade física contínua.

As aulas de grupo, para além de trazem um conjunto de benefícios para a saúde humana, também podem ser determinantes na saúde do teu negócio de fitness.

Bibliografia:

  1. Fitness e Atividades de Ginásio – Guia para Profissionais, Francisco Campos, Ricardo Melo, Rui Mendes (Coordenação), Lançamento a 8 fevereiro 2021 Edição em Português
  2. Direito do Fitness, Alexandre Miguel Mestre (Autor), Atividades em Ginásios e Health Clubs, Lançamento a 4 dezembro 2017 Edição em Português

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Índice
Dicas CEFAD

Dicas em Destaque

Tonificar ou Definir Dicas CEFAD

Tonificar ou Definir?

Começaste agora a treinar, e tens dúvidas sobre que rotina de exercícios deves escolher? Isso é bastante comum, normalmente existe dificuldade na escolha de exercícios para tonificar ou para definir. Nesta Dica CEFAD incluímos alguma informação com a finalidade de aclarares a distinção entre ambos os conceitos e realizes um treino bem-sucedido, orientado para os

Cinta para Treinar Bolg Dicas CEFAD-01

Cinta para Treinar: Sim ou Não?

Se frequentas o ginásio, já deves ter visto aquela pessoa que mal entra na sala de musculação, coloca logo o cinto porque assim “evita lesões”. Será mesmo verdade? A cinta para treinar é ideal se o objetivo é manter a postura adequada enquanto treinas, ajudando a conseguir resultados de uma forma mais eficaz e segura.

Importância Aulas de Grupo Dicas CEFAD-01

A Importância das Aulas de Grupo (Ginásio e Saúde)

No artigo de hoje vamos abordar a importância das aulas de grupo tanto para a saúde como para uma boa gestão de um ginásio e/ou health club. Gestão do Ginásio e Aulas em Grupo O fitness de grupo é o fator chave para aumentar o número de sócios e a rentabilidade do teu negócio, desta

Scroll to Top