Alimentos que dão mais Energia

Dormir mal, excesso de trabalho e a fadiga poderão estar a precisar de um reforço de alimentos que dão mais energia.

Para nos sentirmos bem e saudáveis o nosso organismo precisa de funcionar de forma harmoniosa e equilibrada. Desta forma, é fundamental incluir na dieta diária alimentos que dão mais energia, quer para as simples atividades do cotidiano, quer para quem pratica desporto regularmente.

E assim nasce o nosso combustível – afinal, qual o veículo que anda sem combustível? Com o ser humano não é diferente. São as calorias provenientes da alimentação que se convertem em energia e, como tal, há que saber quais as mais indicadas.

Dicas CEFAD Alimentos que te dão energia-01

Alimentação: a nossa aliada para termos mais energia

Se, por um lado, sabes que devemos evitar excessos com doces, fritos, hidratos de carbono simples, alimentos processados e bebidas alcoólicas; por outro lado, nem sempre é fácil entender o que devemos favorecer.

Alimentos que deves optar para ter mais energia

Não podemos viver só de legumes e fruta, mesmo que sejam indispensáveis, e é por aqui que vamos precisamente começar!

  1. Fruta

De uma forma geral, a fruta está repleta de fibras. Com a ingestão deste alimento, o açúcar natural disponível ajuda a dar-te energia, bem como a manter os níveis de açúcar estáveis.

Não gostas de a consumir na sua forma mais natural ou até te dá preguiça de descascar? Podes tornar a tarefa mais divertida e fazer smoothies para um boost de energia logo pela manhã.

  1. Frutos Secos

Devem ser consumidos com moderação. A sua grande vantagem é, justamente, porque além de darem energia quase de forma imediata, ainda ajudam a prevenir o aumento do colesterol.

Este tipo de alimentos é rico em minerais essenciais como potássio, cálcio e fósforo.

  1. Chocolate Preto

Não estamos a mentir, sim, deves incluir o Chocolate Preto na tua alimentação saudável

Numa alimentação equilibrada também há espaço para um bom chocolate de vez em quando, especialmente se for preto, por ser uma boa fonte de ferro e magnésio.

Além disso, proporciona uma sensação de felicidade instantânea, o que ajuda a diminuir os índices de stress e ansiedade.

  1. Goji

Recentemente as bagas goji passaram a fazer sucesso, no momento em que a preocupação com os superalimentos se tornou um tema de que vale a pena falar. Ajudam a aumentar os níveis de energia, a melhorar o humor e até a memória.

Podes comê-las assim como um snack ou a acompanhar o iogurte, por exemplo.

  1. Ovos

Se és um entusiasta por alimentação saudável este alimento presente na nossa lista não deve ser uma surpresa para ti!

Existe ainda um tema um pouco controverso em relação ao consumo dos ovos, que quando consumidos em excesso, os ovos poderão levar a um aumento do colesterol, no entanto, sendo um tema que levanta várias discussões, queremos referir que o consumo deste alimento vai depender de indivíduo para indivíduo e deve ser feito de forma moderada, ou seja, o ideal é encontrar um equilíbrio no respetivo consumo, até porque podes tirar daí alguns benefícios.

Os ovos possuem ferro e proteína, que são substâncias capazes de fornecer energia durante o dia todo, bem como vitamina B necessária para as funções cerebrais e para a tão desejada produção de energia.

  1. Peixe e Marisco

A quantidade de refeições que podemos fazer com estes dois alimentos é simplesmente infindável. Basta criatividade e disponibilidade para deitar mãos à obra e preparar verdadeiras delícias saudáveis.

Na generalidade, estes dois alimentos possuem proteína e ómega-3, necessários para manter a saúde do coração, a atividade cerebral e a circulação sanguínea.

  1. Leguminosas

Nesta secção encontras uma grande variedade de alimentos, como feijão, lentilhas, grão-de-bico ou feijão frade, que são poderosos fornecedores de fibra. Todavia, deves sempre demolhá-los antes de cozinhar, para facilitar a digestão.

  1. Cenoura

Sopa, saladas ou simplesmente crua, como snack: a cenoura é uma fonte de betacaroteno, que é uma substância boa para a pele e para a visão.

Conclusão

A correria do dia a dia, por vezes, deixa-nos em baixo e com falta de energia. Ter uma alimentação saudável é extremamente importante para combater o stress, cansaço estremo e a fadiga.

Para além do consumo dos alimentos que referimos anteriormente, nunca é demais relembrar a importância de beberes água e de te hidratares devidamente. Muitas vezes, o motivo pelo qual te podes estar a sentir mais cansado ou com falta de energia pode ser por te encontrares desidratado.

E por que motivo isto acontece? A água pode ser considerada como um dos alimentos que dão energia, na medida em que ajuda a transportar nutrientes para as células.

Num indivíduo saudável, a quantidade de água diária recomendada é de dois litros, mas não te esqueças que uma parte desse valor pode ser obtido através da comida.

Para além do consumo de água, deves manter-te ativo, a Organização Mundial da Saúde recomenda a prática diária de, pelo menos, 30 minutos de atividade física.

Mesmo que te sintas cansado, sem energia, a prática recorrente de desporto tem precisamente o efeito contrário: vai fazer-te sentir mais ativo e mais motivado. O “culpado” disso é a endorfina libertada aquando da prática desportiva. Trata-se de um neurotransmissor profundamente ligado à sensação de bem-estar e prazer.

Resumindo, comer bem e estar ativo, é o segredo para te sentires bem ao longo de uma semana de trabalho.

Bibliografia:

  1. Resumo Do Alimentos Podem Consertar Por Dr. Mehmet Oz A Chave Dos Superalimentos Para Combater A Gordura, Desafiar O Envelhecimento E Comer De Maneira Saudável
  2. Mantendo seu corpo ideal & Tudo que você precisa saber para ter um corpo saudável com os alimentos certos
  3. Exercício Físico e Saúde Pública. Raul Martins Edição em Português

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Índice
Blog Posts em Destaque
Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

O profissional do fitness é um caso paradigmático do uso da gíria. Também ele tem vindo a contribuir para o enriquecimento lexical da língua portuguesa com palavras e expressões que atestam a singularidade da linguagem ginasiana (chamemos-lhe assim). Língua viva A língua é como um músculo, precisa de estar em constante movimento ou então esmorece,

Leijon ME, Faskunger J, Bendtsen P, Festin K, Nilsen P. Quem não adere às recomendações de atividade física e por quê?. Cuidados de Saúde. 2011;29(4):234-40. - Clark, M.A. & Luccet, S.C. NASM essentials of corrective exercise training. 2011 - Conceito Atuais em Alongamento Muscular para Exercício e Reabilitação. Jornal Internacional de Fisioterapia Desportiva. 2012;7(1):109-119.

Reabilitação Muscular da Coluna Vertebral nos Desvios Posturais e Dor de Costas

Existem dois tipos de pessoas: As que têm dores de costas e…… ….as que vão ter dores de costas!! Segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, 7 em cada 10 portugueses sofrem ou já sofreram de dores nas costas. 80% das lombalgias são de origem mecânica e uma grande percentagem deve-se a razões

Pessoa Ativa Blog dicas CEFAD photo

Consideras-te uma Pessoa Ativa?

É preciso mudar! Dados de Atividade Física no Mundo e em Portugal Em 2016, a prevalência estimada de Inatividade Física (IF) global foi de 27,5% sendo a IF definida como “não fazer 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de elevada intensidade por semana, ou qualquer combinação das duas”. Segundo

Scroll to Top