Reflexologia: Benefícios e Técnicas

O que é Reflexologia?

A Reflexologia Podal é uma técnica de massagem que consiste na aplicação de pressão em pontos do pé ou mão com o objetivo de equilibrar a energia do corpo e evitar o aparecimento de doenças e problemas de saúde.

É a área que estuda os pontos reflexos do corpo e terminações nervosas presentes nos pés, mãos, nariz, cabeça e orelhas, deve ser realizada por um Profissional Qualificado.

Geralmente, o reflexo terapeuta pressiona várias regiões do pé, para encontrar possíveis desequilíbrios de energia, assim que encontra esses pontos de desequilíbrio, é realizada uma pequena massagem que irá estimular os processos curativos naturais do área afetada.

Dicas CEFAD Reflexologia Podal

Para que serve?

Conforme referido anteriormente, a Reflexologia Podal é uma técnica em que o profissional pressiona, de forma controlada, pontos no pé que contêm terminações nervosas e que são correspondentes a vários órgãos do corpo. .

Neste sentido, ao estimular essas terminações, vai ocorrer um aumento da produção de óxido nítrico, que é um composto importante para o organismo, já que possui propriedades vasodilatadoras e analgésicas, dando-se um processo de auto cura.

Esta técnica vai proporcionar um bem estar e uma sensação de relaxamento, umas vez que leva à libertação de toxinas do organismo.

A Reflexologia é utilizada para prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde, como por exemplo:

  • Insónia

  • Stress

  • Problemas de circulação sanguínea

  • Problemas hormonais

  • Prisão de ventre

  • Enxaqueca, dores nas costas

Esta técnica de massagem atua como uma forma de prevenção da saúde, uma vez que consegue ativar e reforçar o sistema imunológico para a defesa do corpo.

No entanto, apesar de todos os benefícios que apresenta, esta técnica de massagem também inclui algumas contraindicações pelo que é extremamente importante, ser realizada por um profissional devidamente qualificado.

O Princípio Da Zomoterapia

Dicas CEFAD Reflexologia

A Reflexologia baseia-se na existência no corpo de um sistema de zonas ou canais longitudinais (verticais) e transversais (horizontais).

 

Zonas longitudinais

As dez zonas longitudinais descritas pelo Dr.William H. Fitzgerald, sobem dos pés até a cabeça, e descem pelos braços e mãos. Tais zonas poderiam também ser descritas ao contrário, como saindo das mãos, subindo pelos braços e chegando a cabeça, e então descendo pelo corpo até os pés.

Existem cinco zonas do lado direito do corpo e cinco zonas do lado esquerdo:

Icone Check Blog Dicas CEFADZona 1: ligando o dedão do pé (hálux ou 1º dedo) ao polegar

Icone Check Blog Dicas CEFADZona 2: o segundo dedo do pé e o indicador

Icone Check Blog Dicas CEFADZona 3: o terceiro dedo do pé e o dedo médio da mão

Icone Check Blog Dicas CEFADZona 4: o quarto dedo do pé e o dedo anelar

Icone Check Blog Dicas CEFADZona 5: o dedinho do pé e o mindinho.

A zonas transversais são identificadas nos pés, tendo sido descritas originalmente por Hanne Marquardt, uma terapeuta alemã.

Tais zonas ou regiões mostram como três níveis do corpo, horizontalmente, podem ser encontrados nos pés – delimitados pelos ossos do pé. Os três níveis são:

  • Cintura escapular
  • Cintura
  • Cintura pélvica

Benefícios da Reflexologia

A Reflexologia reduz a tensão, gerando um estado de relaxamento, através deste, conseguimos alcançar o controlo e a redução do Stress, possibilitando que nosso organismo consiga encontrar o equilíbrio e a harmonia, ou seja, melhoramos a nossa amplitude de pensamentos e emoções, libertando bloqueios internos e aumentando a nossa capacidade de viver plenamente.

Podemos dizer que funciona como sedativo natural ou como uma massagem interior.

É responsável por melhorar a circulação, leva o oxigénio e nutrientes a todas as células dos tecidos do organismo.

O corpo tem mecanismos de limpeza próprios, em especial o sistema linfático, que se não estiverem perfeitamente livres, sobrecarregam nosso organismo. A reflexologia faz com que estes sistemas trabalhem mais eficientemente, eliminando toxinas do corpo.

Contraindicações

A Reflexologia é contraindicada quando o indivíduo possui as seguintes patologias:

  • Uma parte dos pés ou pernas afetadas ou lesada por varizes,

  • Tornozelos inchados

  • Doenças infeciosas

  • Diversos tipos de doenças de pele, tumores malignos, abscessos, leucemia e outras formas de cancro

  • Condições de saúde críticas

  • Problemas cardiovasculares.

Massagem em Grávidas poderá ser ministradas de forma delicada, sem nenhuma pressão, com o objetivo de relaxamento.  Aplicar toque suave e superficial.

Se existir qualquer dúvida sobre a aplicação da técnica, não se deve realizar antes de ter alguma prescrição de um profissional habilitado.

Conclusão

Reflexologia atua como uma forma de prevenção da saúde, uma vez que consegue ativar e reforçar o sistema imunológico para a defesa do corpo.

Também é responsável por melhorar a nossa criatividade, pois restaura a atenção mental e aumenta o nosso estado de alerta, reduzindo-se as tensões e acalmando a mente. O objetivo de cada sessão desta técnica é permitir que a mente se acalme e que seja possível surgirem novas ideias.

Apesar de todos os benefícios que apresenta, esta técnica de massagem também inclui algumas contraindicações pelo que é extremamente importante, ser realizada por um profissional devidamente qualificado.

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Índice
Blog Posts em Destaque
Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

O profissional do fitness é um caso paradigmático do uso da gíria. Também ele tem vindo a contribuir para o enriquecimento lexical da língua portuguesa com palavras e expressões que atestam a singularidade da linguagem ginasiana (chamemos-lhe assim). Língua viva A língua é como um músculo, precisa de estar em constante movimento ou então esmorece,

Leijon ME, Faskunger J, Bendtsen P, Festin K, Nilsen P. Quem não adere às recomendações de atividade física e por quê?. Cuidados de Saúde. 2011;29(4):234-40. - Clark, M.A. & Luccet, S.C. NASM essentials of corrective exercise training. 2011 - Conceito Atuais em Alongamento Muscular para Exercício e Reabilitação. Jornal Internacional de Fisioterapia Desportiva. 2012;7(1):109-119.

Reabilitação Muscular da Coluna Vertebral nos Desvios Posturais e Dor de Costas

Existem dois tipos de pessoas: As que têm dores de costas e…… ….as que vão ter dores de costas!! Segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, 7 em cada 10 portugueses sofrem ou já sofreram de dores nas costas. 80% das lombalgias são de origem mecânica e uma grande percentagem deve-se a razões

Pessoa Ativa Blog dicas CEFAD photo

Consideras-te uma Pessoa Ativa?

É preciso mudar! Dados de Atividade Física no Mundo e em Portugal Em 2016, a prevalência estimada de Inatividade Física (IF) global foi de 27,5% sendo a IF definida como “não fazer 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de elevada intensidade por semana, ou qualquer combinação das duas”. Segundo

Scroll to Top