Quiromassagem: o que é?

A Quiromassagem é a Massagem praticada manualmente como parte de uma terapia, assim, é fácil de distinguir em relação aos outros tipos de massagem que incluem a utilização de certos instrumentos.

Durante a sessão de massagem, é exercida uma pressão sobre a zona do corpo na qual o paciente sente dor ou que se queixa. A pressão tátil e a fricção para além do alívio da dor, podem impulsionar outros mecanismos, como por exemplo, redução da sensação de cansaço ou até modificar o humor do paciente.

A quiromassagem, quando bem aplicada, é capaz de melhorar  a circulação sanguínea e  de promover a mobilidade de tecidos lesionados.

Dicas CEFAD Quiromassagem

O contacto entre a mão do massagista e a pele da outra pessoa costuma ser relaxante e proporciona prazer, o que ajuda a eliminar tensões e a reduzir o stress.

No então, há que salientar algumas contraindicações: não deve ser realizada sobre feridas abertas, hematomas de origem recente ou queimaduras.

Este tipo de massagem também é utilizada para  melhorar a qualidade de vida de idosos e acamados.

 

Concluindo, tal como qualquer outra técnica de massagem, deve ser realizada com consciência e conhecimento do corpo humano para evitar causar lesões graves no paciente, desta forma, se receberes algum tipo de massagem, deves garantir que é com um profissional devidamente qualificado.

Caso tenhas interesse em aprender tudo sobre esta técnica de massagem, nós aconselhamos o Curso de Quiromassagem.

Bibliografia

  • Twietmeyer T, McCracken T.,  – Manual de Anatomia Humana para
    Colorir. Editora Ganabara Koogan. Rio de Janeiro
  • Whitaker R & Borley N.,  – Compêndio de Anatomia. Blackwell Lda.
    Instituto Piaget.
  • Sandy F., – Fundamentos da Massagem Terapêutica. 2ª Edição.
    Manole. Brasil.
Scroll to Top