BODY & BALANCE

Os programas de treino body & mind são cada vez mais procurados e estão cada vez mais representados nos mapas de aulas dos ginásios e clubes que habitualmente frequentamos. A expressão “Body & Mind” tem sido amplamente divulgada no mercado, sendo muitas vezes utilizada de forma incorreta ou descontextualizada.

Afinal o que é o trabalho holístico?

Body & mind é a visão holística da relação entre o corpo humano e a mente como um elemento singular.

As componentes: física, emocional, mental e espiritual, são tidas como essenciais nos diferentes programas de treino body & mind e dependem de fatores chave como: a concentração, a consciência corporal, o foco e a respiração.

Respiração

Body and Mind Blog Dicas CEFAD photo

A respiração é a componente mais importante para uma prática holística. Um bom trabalho de respiração permite-nos estar no momento presente, adequando a postura física ao objetivo do exercício.

Nas modalidades Body & Mind, a respiração serve quatro propósitos fundamentais:

  1. Oxigenar o sangue.
  2. Controlar a nossa energia vital.
  3. Dominar a mente e as emoções.
  4. Facilitar o trabalho da musculatura interna.

A respiração tem uma influência direta e evidente sobre o nosso estado de espírito e sobre as nossas emoções. Se repararmos, os ciclos respiratórios tendem a ser mais rápidos e superficiais quando estamos ansiosos e mais lentos e profundos quando estamos relaxados.   

Existem diversas técnicas respiratórias e cada modalidade/programa de treino procura adequar a técnica respiratória que seja mais adequada ao tipo de trabalho que se pretende realizar. No Yoga, Tai Chi e Chi Kung são utilizadas técnicas respiratórias que favoreçam o equilíbrio das emoções e que são, tendencialmente mais suaves, naturais e relaxantes. No Yoga, especificamente, o prana (respiração) é utilizado na realização dos Asanas (posturas físicas) para garantir uma postura consciente, para facilitar a concentração e aumentar o foco interior do aluno.

No Pilates, a respiração que é utilizada para favorecer a técnica nos diferentes exercícios é a respiração torácica lateral. A respiração torácica lateral não é uma respiração natural que façamos de forma autónoma no dia a dia, mas sim, uma respiração de trabalho cujo propósito é o aumento da força de centro e o reforço de todos os músculos que compõem o core. Os principais músculos que potenciam esta técnica respiratória são o diafragma (principal músculo inspirador), o transverso abdominal (músculo expirador) e o soalho pélvico.

A contração destes músculos gera uma estabilidade no centro o que, por sua vez, salvaguarda a saúde articular e musculoesquelética do nosso corpo.  

Programas de treino e benefícios

Cada programa tem a sua história e cultura próprias e daí as enormes diferenças técnicas, metodológicas e filosóficas entre eles, porém a sua base é comum. Programas como Yoga, Pilates, Tai Chi, Chi Kung, reeducação postural, bodybalance, entre outros…, são exemplos de modalidades que integram a filosofia body & mind na sua metodologia.

Neste artigo irão ser abordados os programas mais conhecidos e mais representados nos mapas de aulas dos ginásios em Portugal.

Pilates

Dicas CEFAD Benefícios Pilates

O método pilates é um método de treino holístico criado e desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920 e que visa trabalhar o corpo como um todo, recorrendo para isso a exercícios e posturas que, aliadas a uma técnica respiratória adequada (respiração torácica lateral), promove inúmeros benefícios para a saúde.

Através da conexão entre corpo e mente, este método promove o trabalho dos principais músculos inspiradores e expiradores tendo como principal foco o trabalho de centro, que por sua vez, promove inúmeros benefícios posturais e coordenativos a todos os praticantes.

Os exercícios são baseados em 6 princípios: Centralização, Respiração, Fluidez, Controle, Precisão e Concentração.

Existem diferentes formas de praticar Pilates:

Pilates com pequenos equipamentos

Curso Pilates Pequenos Materiais CEFAD

Existem alguns pequenos materiais de pilates que podem ser utilizados nas sessões de treino, auxiliando ou complexificando os exercícios, tais como: miniball, isotoner, fitball, bandas elásticas, foam roller, bosu, entre outros….

Os materiais ambicionam potenciar os princípios base do pilates, pelo que, trabalhando com os mesmos, o trabalho poderá ser facilitado ou dificultado no que diz respeito à sua instabilidade e complexidade, e, por esse motivo, será necessária uma maior concentração, maior controlo do movimento e precisão dos movimentos.

Pilates com grandes equipamentos

Ladder Barrell, Reformer, Cadillac, Chair, Spine Corrector, são exemplos de grandes equipamentos que podem ser utilizados em sessões de pilates. Estes aparelhos possuem um sistema de molas que visam criar tensão sobre o corpo e, desta forma, facilitar ou dificultar o trabalho técnico num determinado exercício específico.

Como ser Instrutor Pilates Dicas CEFAD photo-01

Desta forma, tal como acontece nos pequenos equipamentos é errado pensar que o trabalho em grandes equipamentos é mais avançado ou melhor do que o trabalho matwork ou com recurso a pequenos equipamentos, dado que o equipamento serve, essencialmente, para ajustar o exercício ao nível do aluno, facilitando ou dificultando a tarefa.

Existe uma grande procura, principalmente no centro/norte da europa e nos Estados Unidos, de sessões de pilates com grandes equipamentos em contexto de aula de grupo. Existem diversas empresas que exploram esta vertente com enorme sucesso, porém, nenhuma delas atua na península ibérica, motivo pelo qual, esse tipo de trabalho ainda é relativamente desconhecido em Portugal. Nesse tipo de aulas, o recurso a outras metodologias de treino é frequente, pelo que o instrutor poderá combinar exercícios de pilates e exercícios de força. Neste tipo de aulas o aluno terá acesso a um reformer convencional ou a um aparelho que na sua estrutura é bastante semelhante ao reformer, porém, é maior e mais adequado a uma prática massiva.

Pilates clínico

O marketing associado a esta terminologia foi amplamente massificado no mercado, muitas vezes de forma enganadora.

O pilates clínico nada mais é do que um treino de pilates individualizado e adequado à patologia do aluno. Falar de pilates clínico num contexto de aula de grupo, é falacioso e desajustado.

A prática regular deste tipo de exercício possui enormes benefícios que vão muito além do bem-estar físico, mental e espiritual. Evidência científica recente indica que a composição corporal e a composição corporal funcional são afetadas positivamente com a prática regular de pilates, sendo, desta forma, um fator influenciador na redução da obesidade, dos fatores de risco cardiovascular, na melhoria da flexibilidade, equilíbrio e da resistência muscular.

Uma revisão sistemática realizada em 2022 por investigadores da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra, verificou a relevância do treino de pilates para a melhoria de fatores como: peso corporal, percentagem de massa gorda, melhoria da relação cintura-anca e das pregas de gordura subcutâneas (peitoral, abdominal, tricipital, supra-ilíaca) em indivíduos do sexo feminino. Esta investigação foi de encontro à maioria da restante evidência científica recente que demonstram os inúmeros benefícios deste método que já foram supracitados.

Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan Blog Dicas CEFAD photo-01

O Tai Chi é uma arte marcial chinesa praticada, atualmente, em todo o mundo. Esta arte marcial é considerada uma forma de meditação em movimento.

Os criadores do Tai Chi basearam esta arte na observação da natureza e dos animais o que influenciou claramente as diferentes técnicas e posturas que habitualmente são realizadas nas aulas.

Os movimentos desta arte marcial são habitualmente lentos e a sua prática não só está altamente relacionada com a promoção da saúde dos seus praticantes como toda a sua metodologia está estruturada e orientada com esse propósito.

Evidência científica recente comprova que a prática regular de tai Chi Chuan traz diversos benefícios metabólicos, tais como: diminuição da tensão arterial, aumento da capacidade de concentração e também do foco na tarefa, estimula o sistema nervoso e o sistema imunitário, fortalece a massa muscular salvaguardando, desta forma, a saúde articular, reduz o stress e a ansiedade.       

Esta arte marcial é amplamente divulgada e praticada em todo o mundo o que a torna numa referência no que diz respeito a programas de treino holísticos que ambicionam proporcionar tranquilidade e equilíbrio a quem os pratica.  

Chi Kung

O chi kung, também conhecido por qi gong, é uma arte que visa trabalhar a energia vital, que na tradição chinesa se denomina: “chi”, através do “kung” (trabalho ou cultivo).

Baseado na Medicina Tradicional Chinesa, esta arte marcial resulta de milhares de anos de experiência da cultura chinesa no tratamento de doenças, proporcionando ao mesmo um bem-estar físico mental e emocional aos seus praticantes, tomando partido da combinação de exercícios, técnicas de respiração e de meditação que realizados em conjunto, visam melhorar a postura, despertar os sentidos, libertar o corpo e a mente, alcançar diferentes níveis de consciência, desenvolver a espiritualidade e alcançar a longevidade física.

Body balance

Programa de treino representado e coreografado pela empresa: Les Mills.

É um programa de treino pré-coreografado que mistura técnicas, posturas e filosofias de modalidade como: pilates, tai chi e yoga.

Os movimentos são coreografados na música, o que lhe concede fluidez e suavidade aos seus movimentos. Dado o seu caracter generalista, é tendencialmente dinâmico, desafiante e divertido. 

Daniel Custódio
Daniel Custódio

Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física. PHD Student Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

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Bibliografia

  • Pereira, M. J., Dias, G., Mendes, R., Mendes, R. S., Martins, F., Gomes, R., Gama, J., et al. (2022). Eficácia do Pilates na Composição Corporal Funcional: Uma Revisão Sistemática. Ciências Aplicadas,12(15), 7523. MDPI AG. Recuperado de http://dx.doi.org/10.3390/app12157523
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  • Barata, Themudo – Actividade física e medicina moderna. Europress, 1997.
  • Barata, Themudo J.L. – Mexa-se…pela sua saúde. Publicações D.Quixote, 2003.
  • Pilates J. & Miller W. Return to life. Pilates Method Alliance. Florida 2003.
  • J. Benefícios do Método Pilates e a sua Aplicação na Reabilitação. Instituto Salus. Maio-Junho 2011.
  • IPPC – Instituto Português de Pilates Clínico. Pilates for Practitioners – Rehab Matwork Level – 1. Balance & Control Pilates Education (2011).
  • Rodriguez, J. Pilates. Plátano Editora. Abril 2006.
  • Mares, G. et al. A importância da estabilização central no método Pilates: uma revisão sistemática. Fisioter Mov. 2012. Abril/Junho; 25 (2): 445-51.

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