Definição Quiromassagem
A Quiromassagem é a Massagem praticada manualmente como parte de uma terapia, assim, é fácil de distinguir em relação aos outros tipos de massagem que incluem a utilização de certos instrumentos.
Durante a sessão de massagem, é exercida uma pressão sobre a zona do corpo na qual o paciente sente dor ou que se queixa. A pressão tátil e a fricção para além do alívio da dor, podem impulsionar outros mecanismos, como por exemplo, redução da sensação de cansaço ou até modificar o humor do paciente.
A quiromassagem, quando bem aplicada, é capaz de melhorar a circulação sanguínea e de promover a mobilidade de tecidos lesionados.
O contacto entre a mão do massagista e a pele da outra pessoa costuma ser relaxante e proporciona prazer, o que ajuda a eliminar tensões e a reduzir o stress.
No então, há que salientar algumas contraindicações: não deve ser realizada sobre feridas abertas, hematomas de origem recente ou queimaduras.
Este tipo de massagem também é utilizada para melhorar a qualidade de vida de idosos e acamados.
Concluindo, tal como qualquer outra técnica de massagem, deve ser realizada com consciência e conhecimento do corpo humano para evitar causar lesões graves no paciente, desta forma, se receberes algum tipo de massagem, deves garantir que é com um profissional devidamente qualificado.
Caso tenhas interesse em aprender tudo sobre esta técnica de massagem, nós aconselhamos o Curso de Quiromassagem.
Bibliografia
- Twietmeyer T, McCracken T., – Manual de Anatomia Humana para
Colorir. Editora Ganabara Koogan. Rio de Janeiro - Whitaker R & Borley N., – Compêndio de Anatomia. Blackwell Lda.
Instituto Piaget. - Sandy F., – Fundamentos da Massagem Terapêutica. 2ª Edição.
Manole. Brasil.