Princípios do JUMP

O JUMP sendo uma modalidade de fitness em grupo, achamos pertinente explicar melhor em que consiste e quais são as vantagens associadas à prática desta modalidade, tão divertida.

Dicas CEFAD Princípios do JUMP

O que é o JUMP?

O JUMP consiste num exercício aeróbico, ou seja, é um exercício que precisa de Oxigénio para produzir energia, tendo como principal característica a baixa intensidade, moderada e a de longa duração.

Os exercícios aeróbicos utilizam diversos grupos musculares ao mesmo tempo e, como têm uma duração longa, aumentam a capacidade cardíaca e pulmonar, devemos ter em conta que, neste tipo de exercícios a diferença é a duração dos movimentos e não a intensidade.

Os exercícios de Jump podem ser utlizados como uma forma de aquecimento antes de um treino de outra modalidade.

Muitos exercícios nas aulas de JUMP consistem no uso de um minitrampolim ou de uma cama elástica redonda. Os alunos saltam nesse trampolim fazendo uma série de movimentos diferentes e com intensidades variadas. As aulas são bastantes diligentes, realizando-se desde coreografias até corridas estacionárias.

As aulas são realizadas em grupos ao som de uma música animada, para tornar o exercício mais divertido e intenso. No entanto, podemos fazer exercícios JUMP sem ter que participar numa aula em grupo.

Princípios do JUMP

O JUMP é uma modalidade valorizada por ciclistas e amantes de corrida rústica pois realiza movimentos repetitivos e que irá ajudar na coordenação motora.

Existem vários tipos de práticas dentro da modalidade Jump, como por exemplo:

  • body jump®

  • body systems®,

  • power jump®

  • jump fit

Todas estas práticas foram criadas com o objetivo de evitar que o JUMP fosse realizado sem qualquer preceito e direção.

A prática tornou-se popular em 1975 e deu início nos Estados Unidos. É uma modalidade bastante popular entre atletas, pois embora seja usado o mesmo grupo muscular do ato de correr, a solicitação motora é diferente o que leva a um ganho de resistência e fortalecimento dos músculos.

Benefícios do JUMP

Sendo uma atividade aeróbica, a prática do JUMP é responsável por melhorar a oxigenação do organismo e a circulação sanguínea, o que levará à redução da celulite.

Existem vários benefícios associados a esta modalidade, partilhamos alguns exemplos:

  • Melhora a capacidade cardiovascular

  • Aumenta o fluxo linfático, diminuindo inchaço (redução da celulite)

  • Trabalha a coordenação motora e o equilíbrio

  • Fortalece os músculos inferiores

  • Tonifica os músculos do abdômen

  • Melhora o condicionamento respiratório

  • Desintoxica e limpa o corpo

  • Potencializa e oxigena musculatura favorecendo a hipertrofia.

  • Fortalece o sistema Esquelético;

  • Contribui para a saúde mental, mais energia no dia a dia

Cuidados e Restrições

Apesar desta modalidade ter muitos benefícios associados, infelizmente, nem todas as pessoas podem praticar aulas de JUMP.

Por isso, achamos relevante enunciar alguns cuidados e restrições que se deve ter em conta antes da realização desta atividade:

  • Pessoas com labirintite não podem fazer JUMP

  • Pessoas com problemas nas articulações como no joelho, tornozelo e quadril também devem evitar o JUMP

  • Gravidas estão impedidas de praticar esta atividade

  • Respeita sempre a distância de segurança entre os trampolins e não pises nas bordas

  • Coloca o trampolim longe de objetos e paredes

  • Verifica se os pés do trampolim estão firmes e bem apertados

  • Deves aquecer sempre antes de começares a atividade

  • Não tentes acompanhar ou imitar alunos mais avançados, respeita o teu ritmo

  • Segue sempre as instruções do instrutor qualificado

É importante realizar uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física

Conclusão

Como em todo exercício, é preciso ter alguns cuidados para que a prática da atividade não vire um transtorno.

As aulas de jump têm bastante impacto e, por isso, não são recomendadas para pessoas com problemas na coluna, no quadril, nos tornozelos ou nos joelhos.

Indivíduos com labirintite, cardiopatas e gestantes também devem evitar essas aulas.

Além disso, deve-se sempre seguir as instruções do Instrutor, principalmente aquelas relacionadas à postura, e repetir os movimentos indicados para não prejudicar as articulações.

Uma avaliação médica é imprescindível para ter certeza de que o jump (ou qualquer outro exercício) é uma boa escolha para Ti.

Uma boa aula de JUMP é o exercício perfeito para que qualquer pessoa emagreça com diversão enquanto aumenta a interação social e tonifica a musculatura.

Se gostas de aulas divertidas, coletivas e muita música, as aulas de JUMP são ideais para ti.

Bibliografia

  • Melhores exercícios físicos para mulheres. Lançado em fevereiro de 2017. Phorte Editora. Dean Hodgkin. Caroline Pearce
  • Noções básicas para prática de exercícios físicos. recomendações de exercícios físicos visando melhora da saúde, desempenho e estética Lançado em janeiro de 2021 . Bruno Augusto Nogueira da Silva.
  • O Exercício Físico e a Proteção da Saúde: Um Novo Olhar para o Corpo e o Movimento. Lançado em junho de 2021. Editora Appris
  • Exercicio Fisico Em Diferentes Intensidades – 2014. Teixeira Guimaraes Thiago,T Guimaraes Thiago,C Deslandes Andrea.

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Leijon ME, Faskunger J, Bendtsen P, Festin K, Nilsen P. Quem não adere às recomendações de atividade física e por quê?. Cuidados de Saúde. 2011;29(4):234-40. - Clark, M.A. & Luccet, S.C. NASM essentials of corrective exercise training. 2011 - Conceito Atuais em Alongamento Muscular para Exercício e Reabilitação. Jornal Internacional de Fisioterapia Desportiva. 2012;7(1):109-119.

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