7 Dicas para Cuidares dos teus Pés

Cada vez mais há a preocupação de cuidar bem dos pés, embora poucos saibam reconhecer quais os problemas e como solucioná-los.

A ausência de informação e orientação sobre os cuidados exigidos pelos pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem desencadear e/ou agravar patologias podológicas.

Dicas CEFAD Cuidar dos pés

Neste artigo, achamos importante explorar algumas dicas de como deves cuidar os teus pés, que poderão ajudar-te a enquanto profissional iniciante ou até mesmo para realizares em casa.

1. Esfoliação e Hidratação

A pele dos pés é mais espessa e resistente que outras zonas do corpo, por esse motivo a planta do pé cria facilmente calosidades e células mortas. Para retirar o excesso é importante esfoliar e hidratar regularmente, especialmente a zona dos calcanhares.

2. Cuidado ao Cortar as unhas!

Corta as unhas no máximo a cada quinze dias, de preferência depois do banho. Não cortes as unhas demasiado, mas não as deixe muito compridas – unhas muito compridas contribuem para a acumulação de resíduos e, se as cortares muito, podes encravar uma unha.

3. Não descuides a Higiene dos Pés

Lava muito bem os pés diariamente. Não basta deixares que a água passe por eles durante o banho, deves passar a esponja entre todos os dedos. Depois do banho é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.

4. Aposta nas Massagens

Massaja toda a planta dos pés com uma leve pressão, com um creme hidratante ou com óleo de amêndoas doces – este cuidado é também muito relaxante.

5. Protetor Solar também é para os Pés!

Na praia não te esqueças de aplicar protetor solar nos pés – hidrata e protege dos raios UV.

6. Dá liberdade aos teus Pés

Andar descalça por casa (e na praia!) é uma ótima forma de exercitar os pés, dando liberdade para a transpiração e ativando a circulação.

7. Não tenhas preguiça no Inverno

Arranja os pés também no Inverno, mesmo que não pintes as unhas, para que se mantenham saudáveis e bonitos durante todo o ano (evitando micoses e maus cheiros).

Sempre que existe algum problema e é necessário um cuidado profundo do pé, ou seja, é necessário tratar de patologias, tanto da unha como do pé, é necessário recorrer a um Técnico de Pedicura Medical.

A maior parte dos Problemas e/ou Patologias que surgem nos pés, poderiam ser evitados ou resolvidos apenas com a intervenção de um técnico de Pedicura Medical.

Apenas um técnico especializado irá trabalhar com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos sintomas devidamente certificado por um curso.

Considerando que cada indivíduo é diferente, há problemas podológicos específicos em cada atendimento.

A aprendizagem correta do uso das técnicas de pedicura medicinal será essencial na preparação da carreira do formando nesta área, e por isso, se tens interesse nesta área, recomendamos o Curso de Pedicura Medical, uma formação de 25 horas, com uma forte componente prática, permitindo que coloques em prática todos os conhecimentos que vais adquirindo.

Bibliografia

  • Manual Técnico de Estética
  • Farmácia Saúde
  • Revista “Estética Viva”
  • Comunidade Médica 

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD
Índice
Blog Posts em Destaque
Linguagem um Elemento Transformador Dicas CEFAD photo

A linguagem como elemento transformador

A linguagem é um elemento poderoso que molda a forma como olhamos o mundo ao nosso redor. Ela deve ser pensada como um lugar de interação, de constituição de identidades, de representação de papeis, de negociação de sentidos e encarada não só como forma de representação do mundo, mas essencialmente, como forma de interação social.

Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

O profissional do fitness é um caso paradigmático do uso da gíria. Também ele tem vindo a contribuir para o enriquecimento lexical da língua portuguesa com palavras e expressões que atestam a singularidade da linguagem ginasiana (chamemos-lhe assim). Língua viva A língua é como um músculo, precisa de estar em constante movimento ou então esmorece,

Leijon ME, Faskunger J, Bendtsen P, Festin K, Nilsen P. Quem não adere às recomendações de atividade física e por quê?. Cuidados de Saúde. 2011;29(4):234-40. - Clark, M.A. & Luccet, S.C. NASM essentials of corrective exercise training. 2011 - Conceito Atuais em Alongamento Muscular para Exercício e Reabilitação. Jornal Internacional de Fisioterapia Desportiva. 2012;7(1):109-119.

Reabilitação Muscular da Coluna Vertebral nos Desvios Posturais e Dor de Costas

Existem dois tipos de pessoas: As que têm dores de costas e…… ….as que vão ter dores de costas!! Segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, 7 em cada 10 portugueses sofrem ou já sofreram de dores nas costas. 80% das lombalgias são de origem mecânica e uma grande percentagem deve-se a razões

Scroll to Top