7 Dicas para Cuidares dos teus Pés

Dicas CEFAD Cuidar dos pés

Cada vez mais há a preocupação de cuidar bem dos pés, embora poucos saibam reconhecer quais os problemas e como solucioná-los.

A ausência de informação e orientação sobre os cuidados exigidos pelos pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem desencadear e/ou agravar patologias podológicas.

Neste artigo, exploramos 7 dicas de como deves cuidar os teus pés:

1. Esfoliação e Hidratação

A pele dos pés é mais espessa e resistente que outras zonas do corpo, por esse motivo a planta do pé cria facilmente calosidades e células mortas. Para retirar o excesso é importante esfoliar e hidratar regularmente, especialmente a zona dos calcanhares.

2. Cuidado ao Cortar as unhas!

Corta as unhas no máximo a cada quinze dias, de preferência depois do banho. Não cortes as unhas demasiado, mas não as deixe muito compridas – unhas muito compridas contribuem para a acumulação de resíduos e, se as cortares muito, podes encravar uma unha.

3. Não descuides a Higiene dos Pés

Lava muito bem os pés diariamente. Não basta deixares que a água passe por eles durante o banho, deves passar a esponja entre todos os dedos. Depois do banho é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.

4. Aposta nas Massagens

Massaja toda a planta dos pés com uma leve pressão, com um creme hidratante ou com óleo de amêndoas doces – este cuidado é também muito relaxante.

5. Protetor Solar também é para os Pés!

Na praia não te esqueças de aplicar protetor solar nos pés – hidrata e protege dos raios UV.

6. Dá liberdade aos teus Pés

Andar descalça por casa (e na praia!) é uma ótima forma de exercitar os pés, dando liberdade para a transpiração e ativando a circulação.

7. Não tenhas preguiça no Inverno

Arranja os pés também no Inverno, mesmo que não pintes as unhas, para que se mantenham saudáveis e bonitos durante todo o ano (evitando micoses e maus cheiros).

Sempre que existe algum problema e é necessário um cuidado profundo do pé, ou seja, é necessário tratar de patologias, tanto da unha como do pé, é necessário recorrer a um Técnico de Pedicura Medical.

A maior parte dos Problemas e/ou Patologias que surgem nos pés, poderiam ser evitados ou resolvidos apenas com a intervenção de um técnico de Pedicura Medical.

Apenas um técnico especializado irá trabalhar com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos sintomas devidamente certificado por um curso.

Considerando que cada indivíduo é diferente, há problemas podológicos específicos em cada atendimento.

A aprendizagem correta do uso das técnicas de pedicura medicinal será essencial na preparação da carreira do formando nesta área, e por isso, se tens interesse nesta área, recomendamos o Curso de Pedicura Medical, uma formação de 25 horas, com uma forte componente prática, permitindo que coloques em prática todos os conhecimentos que vais adquirindo.

Bibliografia

  • Manual Técnico de Estética
  • Farmácia Saúde
  • Revista “Estética Viva”
  • Comunidade Médica 
Scroll to Top