A linguagem como elemento transformador

A linguagem é um elemento poderoso que molda a forma como olhamos o mundo ao nosso redor. Ela deve ser pensada como um lugar de interação, de constituição de identidades, de representação de papeis, de negociação de sentidos e encarada não só como forma de representação do mundo, mas essencialmente, como forma de interação social.

A linguagem foi desenvolvida pelo homem como forma de sobrevivência, ela é, segundo Maurício Gnerre[1], “o arame farpado mais poderoso para se garantir o poder”. O poder da palavra é incontornável. Nas mãos de quem a sabe usar, a palavra pode ser uma arma poderosa. É através dela que expressamos ideias, pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos. É através da palavra que ensinamos e aprendemos, que influenciamos e convencemos.

[1] Maurício Gnerre – renomado etnolinguista, professor aposentado da Università di Napoli L’Orientale, na Itália

A construção de relações interpessoais eficazes e harmoniosas deve, pois, assentar numa comunicação eficaz e assertiva, tendo especial cuidado com o impacto das nossas palavras no outro.

No desporto, a linguagem é um elemento fundamental de motivação, união e de criação de identidades, pelo que o dom do uso da palavra deve ser aprimorado por qualquer elemento que se encontre em posição de liderança.

No mundo do fitness e em particular quando falamos da figura do Personal Trainer, a capacidade comunicativa e o uso das palavras certas no momento certo podem fazer toda a diferença e potenciar respostas e ações positivas que geram atitudes e comportamentos benéficos para nós e para os outros.

O Personal Trainer ou instrutor tem como papel principal ajudar, aconselhar e ensinar as melhores práticas aos seus clientes com intuito de alcançar os resultados pretendidos e, como tal, a forma como comunica verbal e não verbalmente é fundamental para o desempenho eficaz das suas funções. As funções destes profissionais ultrapassam em larga escala o papel de meros prescritores de exercícios, eles são motivadores, influenciadores, promotores e pedagogos. O dom da palavra, a capacidade de construir uma narrativa e influenciar o outro positivamente é fundamental para o sucesso destes profissionais.

Há, pois, questões pertinentes que qualquer profissional deve colocar a si mesmo, tais como:

  • Como é que me expresso habitualmente?
  • Utilizo palavras negativas ou positivas?
  • Como é que as pessoas reagem ao meu discurso?

Há elementos fundamentais da linguagem e comunicação que devem ser tidos em conta para que esta seja eficaz desde o próprio emissor ao recetor passando, necessariamente, pela mensagem, codificação e descodificação da mesma. A eficácia da comunicação está ainda dependente de vários elementos paralinguísticos como a dicção, a projeção vocal, a pronúncia, o timbre, a ênfase, a respiração e ritmo e, não menos importante, a linguagem corporal.

Linguagem um Elemento Transformador Dicas CEFAD photo

Cada ser humano capta apenas uma pequena percentagem daquilo que ouve e vê e para que a mensagem passe de forma clara e inequívoca é fundamental o uso combinado destes elementos linguísticos e paralinguísticos.

Os elementos paralinguísticos são essenciais para a transmissão de conhecimento e as estratégias de captação da atenção variam necessariamente consoante a faixa etária e as características de cada indivíduo.

Para além da capacidade de expressão, da seleção do vocabulário adequado e da articulação do discurso, há outras características próprias e inerentes à atividade que devem ser tidas em conta quando falamos de comunicação e linguagem.

A linguagem apresenta diferentes variedades que podem ter como fundamento a localização geográfica, a condição sociocultural ou o contexto em que ocorre.

O mundo do desporto tem, sem qualquer sombra de dúvida, uma linguagem muito própria repleta de expressões e conceitos que poderão criar dificuldades para os que estão menos familiarizados com este mundo ou esta realidade.

Como em qualquer área de atuação, há uma linguagem muito própria utilizada no desporto e no fitness, em particular, que pode requerer algum cuidado aquando dos primeiros contactos. O que para alguns pode ser vulgar e comum, para outros pode ser uma barreira e criar resistências que poderão influenciar os resultados pretendidos.

Muitas vezes relevada para segundo plano, a comunicação tem uma função transversal no contexto desportivo e apresenta múltiplas facetas na medida em que ultrapassa o conhecimento específico da atividade física e do seu contexto e projeta um impacto que tem consequências ao nível da identidade pessoal e social.

Uma comunicação eficaz é aquela que gera feedback e surte efeito e que chega ao público-alvo de forma rápida, clara, correta e concisa.

Treinar e ensinar a treinar requer não só a aprendizagem de novas rotinas e práticas físicas, mas também uma aprendizagem contínua de um novo “idioma”. O treino físico está em constante evolução e crescendo, pois a cada etapa o objetivo a alcançar estará sempre um pouco mais além do que o anterior, também uma língua, enquanto organismo vivo, está em constante evolução e todos os dias surgem novos conceitos, novas expressões.

À medida que cresce a nossa perceção corporal, cresce também a necessidade de uma terminologia associada à atividade física e ao desporto. Numa discussão relacionada com desporto é importante que todos os intervenientes usem a mesma terminologia, sob pena de originar dificuldades na comunicação e interpretação da informação. O mundo do desporto e do fitness, em particular, está repleto de acrónimos, abreviaturas e gírias que podem parecer em si uma linguagem totalmente nova. É, pois, normal que muitos indivíduos passem anos sem saber exatamente o significado de alguns termos.

Tendo de lidar diariamente com dezenas, ou até centenas, de pessoas o Personal Trainer ou instrutor deve concentrar-se na criação de relações de excelência, deixando uma marca positiva. As competências técnicas são essenciais, mas trabalhar as relações implica, igualmente, trabalhar competências sociais e comunicacionais. O diálogo é fundamental e qualquer interação deve ser feita com entusiasmo usando uma linguagem corporal positiva e de confiança.

É importante reforçar e valorizar o esforço do cliente de forma a promover uma alteração para um estado emocional positivo. O Personal Trainer pode usar ferramentas de extremo valor como a capacidade de fazer perguntas poderosas que aumentam o nível de consciência do cliente para determinados assuntos e que são capazes de influenciar comportamentos. As perguntas favorecem a escuta ativa que por sua vez fortalece o relacionamento com o cliente.

Durante este processo de comunicação é importante que o Personal Trainer ou instrutor se consiga concentrar totalmente no que o cliente diz, quer de forma verbal quer de forma não-verbal. É desta forma que conseguirá uma maior conexão com o cliente.

Esta interação positiva entre Personal Trainer /instrutor e cliente gera uma conexão e sintonia que ficará gravada automaticamente no subconsciente deste e que originará uma opinião positiva acerca do profissional e da atividade em si.

Qualquer profissional, e em particular aqueles que desempenham funções na área desportiva, pode e deve dar particular atenção às suas competências comunicativas, procurando aperfeiçoar as mesmas. As competências técnicas são primordiais, contudo a capacidade comunicativa e do uso da linguagem para a criação de relações interpessoais positivas pode fazer a verdadeira diferença.

Dominar a linguagem torna o ser humano capaz de expressar sentimentos e de entender os sentimentos dos que o rodeiam, tornando as relações mais harmoniosas e facilitando as aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento.

A linguagem é o instrumento fundamental para tomarmos posse das nossas capacidades e alcançarmos tudo o que desejamos, pois, ela é capaz de provocar mudanças, transcender teorias e transformar o mundo.

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Sandra Brites

Licenciada em Tradução pelo Instituto de Línguas e Administração de Leiria. Docente de Português em cursos Profissionais. Formadora componente sociocultural em Cursos de Aprendizagem, nível IV. Formadora do módulo de língua inglesa no curso de Técnico Especialista em Exercício Físico (nível V).

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