O Papel da Massagem Terapêutica Desportiva

Durante este artigo iremos explicar o que é a massagem terapêutica desportiva, para que serve e a sua importância.

Também iremos incluir as massagens relaxantes e as diferenças entre estes dois tipos de massagem.

O que é a Massagem Terapêutica Desportiva?

Dicas CEFAD O Papel da Massagem Desportiva

O trabalho de massagistas no mundo Desportivo é cada vez mais frequente e acima de tudo, mais valorizado.

A técnica conhecida por Massagem Terapêutica Desportiva, é indicada tanto para atletas profissionais como para os amadores.

Este tipo de massagem trabalha a reabilitação e a manipulação dos tecidos moles do corpo, como os ligamentos, tendões e os músculos.

É uma técnica antiga, que tem vindo a ser aprimorada e, hoje em dia, conta com uma vasta sequência de manobras de fricção, vibração, percussão e movimentação.

 A Massagem Terapêutica Desportiva pode ser aplicada tanto antes como depois de uma competição, e cada método terá objetivos e estímulos diferentes.

É importante salientar que esta massagem não é importante apenas nas áreas do desporto em que há uma grande exigência muscular, mas também em modalidades onde o atleta passa horas sentado.

É útil na prevenção de dores após uma competição e fundamental na preparação do atleta.

Mas como funciona?

A Massagem terapêutica Desportiva é responsável por melhorar a circulação sanguínea e ajudar a eliminar as toxinas existentes na musculatura

Esta técnica é indicada tanto para amadores como profissionais e pode ser feita na pré e pós competição.

Esta massagem irá agir nas dores do atleta, mas é indicada não só quando o atleta apresenta alguma lesão, mas principalmente deve ser realizada para prevenir lesões.

A massagem desportiva pode ser realizada nos dias de treino ou em dias intercalados. Após a competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada.

Pré competição

O principal objetivo da Massagem Desportiva será preparar os músculos do atleta para o dia D.

O seu papel será aquecer os tecidos musculares, promovendo a vaso dilatação e aumentar a quantidade de sangue que circula pelo corpo. É uma massagem rápida, tonificante e superficial que promove uma excitação no Sistema Nervoso Central.

Pós competição

Aqui o principal objetivo da Massagem Desportiva será recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através das drenagens linfática e sanguínea, acelerando assim a regeneração do atleta.

É uma massagem desintoxicante, com movimentos lentos e profundos que aliviam as dores causadas pelo intenso esforço muscular.

Principais Benefícios da Massagem Terapêutica Desportiva

Existem diversos benefícios associados a este técnica, mas podemos destacar:

  • Prepara os músculos para o exercício

  • Aumenta a circulação sanguínea

  • Elimina toxinas 

  • Prevenção de lesões dos músculos e tendões

  • Melhora a Fadiga

  • Tonifica o tecido muscular

  • Estimula a produção de adrenalina

  • Redução de Espasmos Musculares

  • Redução de processos inflamatórios e edemas

A Massagem Terapêutica Desportiva é ideal como tratamento, mas também, essencial para a  prevenção de doenças.

Diferença entre Massagem Terapêutica Desportiva e a Massagem Relaxante

O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa.

As técnicas de massagem utilizadas são mais calmas para que o corpo liberte hormonas como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.

Para quem pratica atividade física e quer potencializar os seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois os seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea e deixar o indivíduo “mais agitado” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte”.

Conclusão

Mesmo para quem não é atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados esperados.

Como abordamos neste artigo, o ideal é utilizar a técnica de massagem desportiva não só como tratamento, mas como uma forma de prevenção de doenças.

Dicas CEFAD Massagem Desportiva

Gostas da área da Massagem?

Revês-te na Profissão de Terapêutico Desportivo? Dá o próximo passo!

Agora que já sabes para que serve a Técnica de Massagem terapêutica Desportiva e compreendes a importância de adquirir conhecimentos técnicos e práticos.

Só assim serás capaz de desenvolver as funções de forma eficiente, segura e adequada – e ter sucesso na profissão.

Inscreve-te no nosso Curso de Massagem Terapêutica Desportiva e marca a diferença!

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Índice
Dicas CEFAD

Dicas em Destaque

Newsletter CEFAD setembro 2022

3ª Newsletter: setembro 2022

3ª Edição da Newsletter CEFAD O período que estamos a viver éparticularmente importante para o CEFAD, poisestamos a comemorar a passagem do nosso30º aniversário. Nesta edição, para além das crónicas habituais, também podes encontrar informação exclusiva sobre os próximos eventos do CEFAD. Boa Leitura! Abrir Newsletter Facebook Instagram Linkedin Youtube Voltar Newsletter Próximos Cursos

Dicas CEFAD Foco Interno VS Foco Externo

Foco Interno vs Foco Externo

“Levanta a barra”, “Contrai o Grande Dorsal”, “Abre o peito para a frente”, “Concentra-te no abdominal”, são algumas das dicas utilizadas pelos treinadores para conduzir o processo e corrigir movimentos, porém muitas vezes não damos a devida atenção ao foco atencional que está a ser utilizado uma vez que o mesmo pode influenciar o resultado

Dicas CEFAD Elavação Lateral

Elevação lateral

Descobre as diferenças e o porquê da sua prescrição personalizada Análise Biomecânica aos exercícios É muito importante perceber o porquê (neste caso específico e não só) de prescrever um determinado exercício, analisar e identificar todas as forças que vão atuar sobre a nossa estrutura articular, muscular e perceber como isso pode afetar quer positivamente ou

Scroll to Top