O Papel da Massagem Terapêutica Desportiva

Durante este artigo iremos explorar o que é a massagem terapêutica desportiva, para que serve e a sua importância. Também será abordado o que são massagens relaxantes e as diferenças entre estes dois tipos de massagem.

Dicas CEFAD O Papel da Massagem Desportiva

O trabalho de massagistas no mundo Desportivo é cada vez mais frequente e acima de tudo, mais valorizado.

A técnica conhecida por Massagem Terapêutica Desportiva, é indicada tanto para atletas profissionais como para os amadores.

Este tipo de massagem trabalha a reabilitação e a manipulação dos tecidos moles do corpo, como os ligamentos, tendões e os músculos.

É uma técnica antiga, que tem vindo a ser aprimorada e, hoje em dia, conta com uma vasta sequência de manobras de fricção, vibração, percussão e movimentação.
  
A Massagem Terapêutica Desportiva pode ser aplicada tanto antes como depois de uma competição, e cada método terá objetivos e estímulos diferentes.
 
É importante salientar que esta massagem não é importante apenas nas áreas do desporto em que há uma grande exigência muscular, mas também em modalidades onde o atleta passa horas sentado.

É útil na prevenção de dores após uma competição e fundamental na preparação do atleta.

Mas como funciona?

A Massagem terapêutica Desportiva é responsável por melhorar a circulação sanguínea e ajudar a eliminar as toxinas existentes na musculatura

Esta técnica é indicada tanto para amadores como profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição.

Esta massagem irá agir nas dores do atleta, mas é indicada não só quando o atleta apresenta alguma lesão, mas principalmente deve ser realizada para prevenir lesões.

A massagem desportiva pode ser realizada nos dias de treino ou em dias intercalados. Após a competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada.

Pré-competição:

O principal objetivo da Massagem Desportiva será preparar os músculos do atleta para o dia D.

O seu papel será aquecer os tecidos musculares, promovendo a vaso dilatação e aumentar a quantidade de sangue que circula pelo corpo. É uma massagem rápida, tonificante e superficial que promove uma excitação no Sistema Nervoso Central.

Pós-competição:

Aqui o principal objetivo da Massagem Desportiva será recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através das drenagens linfática e sanguínea, acelerando assim a regeneração do atleta. É uma massagem desintoxicante, com movimentos lentos e profundos que aliviam as dores causadas pelo intenso esforço muscular.

Principais Benefícios da Massagem Terapêutica Desportiva

Existem diversos benefícios associados a este técnica, mas podemos destacar:

  • Prepara os músculos para o exercício

  • Aumenta a circulação sanguínea

  • Elimina toxinas 

  • Prevenção de lesões dos músculos e tendões

  • Melhora a Fadiga

  • Tonifica o tecido muscular

  • Estimula a produção de adrenalina

  • Redução de Espasmos Musculares

  • Redução de processos inflamatórios e edemas

A Massagem Terapêutica Desportiva é ideal como tratamento, mas também, essencial para a  prevenção de doenças.

Diferença entre Massagem Terapêutica Desportiva e a Massagem Relaxante

O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa.

As técnicas de massagem utilizadas são mais calmas para que o corpo liberte hormonas como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.

Para quem pratica atividade física e quer potencializar os seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois os seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea e deixar o indivíduo “mais agitado” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte”.

Conclusão

Mesmo para quem não é atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados esperados.

Como abordamos neste artigo, o ideal é utilizar a técnica de massagem desportiva não só como tratamento, mas como uma forma de prevenção de doenças.

Dicas CEFAD Massagem Desportiva

Gostas da área de Massagem? Revês-te na Profissão de Terapêutico Desportivo? Dá o próximo passo!

Agora que já sabes para que serve a Técnica de Massagem terapêutica Desportiva e compreendes a importância de adquirir conhecimentos técnicos e práticos.

Só assim serás capaz de desenvolver as funções de forma eficiente, segura e adequada – e ter sucesso na profissão.

Inscreve-te no nosso Curso de Massagem Terapêutica Desportiva e marca a diferença!

Scroll to Top