Diversas são as empresas a operar no setor do fitness, incluindo empresas estrangeiras, e os outputs gerados são significativos para o sistema desportivo e economia do país, nomeadamente no que diz respeito ao número de praticantes de exercício físico e desporto e ao número de empregos gerados.
Não obstante, dadas as circunstâncias atuais, não é expetável que este mercado floresça ao mesmo ritmo que se observou ainda recentemente. Aliás, o mais provável é que se assista à sua estagnação, senão mesmo retração.
Neste contexto, o compromisso com a qualidade e o esforço terá que ser redobrado. Mais do que nunca o enfoque deverá incidir sobre o cliente, nas suas necessidades e interesses, e grande deverá ser a atenção dispensada às questões da eficiência e da sustentabilidade.
É tendo em conta estes desafios e a perfeita noção de que estes só serão ultrapassados com recursos humanos devidamente qualificados e motivados que apresentamos o curso de Direção e Gestão de Ginásios, Piscinas e Health Clubs.
Dirigido a Empresários, Gestores e Diretores Técnicos, esta formação procura dar uma visão específica da gestão e da direção técnica de instalações desportivas vocacionadas para a prática de atividades desportivas de lazer promotoras da saúde e do bem-estar.
Programa: 50 horas
Planeamento E Gestão Estratégica E Financeira Do Negócio: 25 horas
a) PLANEAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO
- Enquadramento da indústria desportiva e do fitness;
- Análise e tendências do mercado;
- Princípios fundamentais da gestão;
- Áreas de intervenção da gestão;
- Diferenciação entre gestão tradicional e gestão estratégica;
- Relação entre o planeamento e gestão;
- Gestão estratégica à luz da metodologia Balanced Scorecard;
- Identidade corporativa e definição da missão, visão e valores organizacionais;
- Ferramentas de apoio à estratégia (SWOT, PEST e mapas estratégicos);
- Definição de objetivos estratégicos para o negócio;
- Construção de indicadores de mensuração/avaliação dos objetivos estratégicos;
- Princípios da gestão de produtos/serviços desportivos;
- Técnicas de gestão de instalações e equipamentos desportivos/fitness;
- Aspetos fundamentais na construção, apetrechamento e manutenção de instalações desportivas;
- Etapas e procedimentos na elaboração do plano de negócios;
- Tipologias de controlo e métricas de avaliação da performance e sucesso do negócio;
- Empreendedorismo e inovação;
- Direito do desporto/fitness/piscinas.
b) GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL
- Investimento como Elemento Diferenciador;
- Estratégias de Negociação com Mercado Bancário e Fornecedores de Serviços;
- Criação de Cenários e Projeções Económico/Financeiras e Respetivas Análises;
- A Elaboração de Orçamentos e Ciclos Orçamentais;
- Identificação e Diferenciação das Fontes de Receitas e de Proveitos;
- Identificação e Diferenciação das Fontes de Despesa e de Custos;
- A Elaboração da Demonstração de Resultados e a sua Análise;
- Conceção de Indicadores Articulados de Gestão Financeira e Orçamental;
- A Definição de Targets/Objetivos Financeiros/Contabilísticos;
- Análise da Performance Financeira;
- Definição de Rúbricas de Despesas Fixas e Variáveis;
- Registo e Controlo de Consumos;
- Definição e Cálculo do BEP de Exploração;
- Cálculo do Payback do Investimento.
Gestão De Marketing, Gestão Da Qualidade E Gestão De Clientes: 25 horas
a) GESTÃO DE MARKETING E GESTÃO DE CLIENTES
- Conceitos de marketing estratégico, operacional, relacional e digital;
- Princípios fundamentais do marketing no desporto e principais tendências/inovações;
- Definição de estratégias de marketing;
- Estudos e análises de mercado;
- O marketing-mix e a atitude de marketing;
- Política e definição de preço de produtos e serviços;
- Etapas na elaboração do plano de marketing;
- Posicionamento e segmentação do negócio;
- O ciclo de vida de um produto e/ou serviço desportivo;
- A importância dos novos produtos/serviços para a cadeia de valor do negócio;
- Estratégias de CRM na relação com o cliente (gestão da relação com os clientes);
- Análise dos canais de marketing/comunicação digital;
- A gestão da equipa comercial;
- Angariação de contactos/prospects;
- A comunicação nas vendas;
- O processo de venda;
- Análise das personalidades dos prospects (DISC);
- Estratégias e técnicas de retenção de clientes;
- Estratégias no fecho de venda.
b) GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO DAS ATIVIDADES
- Princípios fundamentais da gestão da qualidade;
- Normas em vigor na observância da qualidade nos serviços desportivos;
- A cadeia de valor do serviço prestado;
- Estratégias de satisfação e retenção do cliente através da qualidade;
- Elaboração de questionários de avaliação da qualidade dos serviços;
- Medição da satisfação dos cientes através de instrumentos e técnicas de avaliação;
- Elaboração de relatórios de comunicação dos resultados da qualidade/satisfação.
- Técnicas de gestão de eventos e atividades desportivas;
- Estratégias de rentabilização dos espaços;
- Criação de procedimentos e Check-Lists para organização de aulas e eventos;
- A criação dos mapas de atividades e eventos;
c) GESTÃO OPERACIONAL E GESTÃO DO CAPITAL HUMANO
- Princípios fundamentais da gestão operacional;
- Identificação e quantificação de colaboradores por áreas funcionais;
- Definição dos horários de funcionamento da instalação;
- Elaboração dos mapas e horários dos colaboradores;
- Elaboração dos mapas de aulas;
- Elaboração e controlo dos procedimentos internos por áreas funcionais;
- Estratégias para a resolução das contingências do dia-a-dia do negócio;
- Introdução à gestão de equipas;
- A liderança como processo agregador;
- Introdução ao coaching como instrumento ao serviço do sucesso organizacional;
- Gestão do capital humano – o ativo mais importante das organizações;
- Processos de recrutamento e seleção de colaboradores;
- Elaboração dos descritivos funcionais;
- O sucesso das equipas pelas estratégias de motivação;
- Gestão dos talentos e promoções internas;
- Sistemas de avaliação de desempenho;
- Estratégias integradas e sustentadas de incentivos aos colaboradores.
Objetivos
Identificar e compreender o enquadramento normativo específico e geral que regula a atividade;
Implementar ações de seleção, de avaliação, de motivação e liderança de recursos humanos;
Elaborar um sistema administrativo eficiente e eficaz às necessidades dos clientes e dos seus colaboradores;
Dinamizar os espaços, tendo em consideração critérios de qualidade e segurança assim como as necessidades e interesses dos seus clientes;
Monitorizar um sistema de qualidade;
Dominar as ferramentas essenciais do Marketing;
Implementar um sistema de gestão orçamental rigoroso.
Direção e Gestão de Ginásios Piscinas e Health Clubs
Carga Horária
50 Horas
Destinatários
Investidores de Espaços de Fitness, Licenciados em Desporto ou Educação Física, Técnicos portadores do Titulo de TEF, Diretores Técnicos, Treinadores, Interessados em realizar o curso a Título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional.
Formato
Presencial
Saídas Profissionais
Direção e Gestão de Piscinas, Ginásios, Healthclubs e Clubes Desportivos, Públicos (Autarquias, Juntas de Freguesia, etc) e Privados. Para exercer a profissão de Diretor Técnico é necessário ser detentor do Título de Diretor Técnico
Requisitos
Escolaridade Mínima Obrigatória.
Renovação do Título TEF e DT
Este curso confere 10 unidades de crédito.