Direção e Gestão de Ginásios

Piscinas e Health Clubs

Diversas são as empresas a operar no setor do fitness, incluindo empresas estrangeiras, e os outputs gerados são significativos para o sistema desportivo e economia do país, nomeadamente no que diz respeito ao número de praticantes de exercício físico e desporto e ao número de empregos gerados.

Não obstante, dadas as circunstâncias atuais, não é expetável que este mercado floresça ao mesmo ritmo que se observou ainda recentemente. Aliás, o mais provável é que se assista à sua estagnação, senão mesmo retração.

Neste contexto, o compromisso com a qualidade e o esforço terá que ser redobrado. Mais do que nunca o enfoque deverá incidir sobre o cliente, nas suas necessidades e interesses, e grande deverá ser a atenção dispensada às questões da eficiência e da sustentabilidade.

É tendo em conta estes desafios e a perfeita noção de que estes só serão ultrapassados com recursos humanos devidamente qualificados e motivados que apresentamos o curso de Direção e Gestão de Ginásios, Piscinas e Health Clubs.

Dirigido a Empresários, Gestores e Diretores Técnicos, esta formação procura dar uma visão específica da gestão e da direção técnica de instalações desportivas vocacionadas para a prática de atividades desportivas de lazer promotoras da saúde e do bem-estar.

Programa: 50 horas

a) PLANEAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO

  •  Enquadramento da indústria desportiva e do fitness;
  • Análise e tendências do mercado;
  • Princípios fundamentais da gestão;
  • Áreas de intervenção da gestão;
  • Diferenciação entre gestão tradicional e gestão estratégica;
  • Relação entre o planeamento e gestão;
  • Gestão estratégica à luz da metodologia Balanced Scorecard;
  • Identidade corporativa e definição da missão, visão e valores organizacionais;
  • Ferramentas de apoio à estratégia (SWOT, PEST e mapas estratégicos);
  • Definição de objetivos estratégicos para o negócio;
  • Construção de indicadores de mensuração/avaliação dos objetivos estratégicos;
  • Princípios da gestão de produtos/serviços desportivos;
  • Técnicas de gestão de instalações e equipamentos desportivos/fitness;
  • Aspetos fundamentais na construção, apetrechamento e manutenção de instalações desportivas;
  • Etapas e procedimentos na elaboração do plano de negócios;
  • Tipologias de controlo e métricas de avaliação da performance e sucesso do negócio;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Direito do desporto/fitness/piscinas.

b) GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL

  • Investimento como Elemento Diferenciador;
  • Estratégias de Negociação com Mercado Bancário e Fornecedores de Serviços;
  • Criação de Cenários e Projeções Económico/Financeiras e Respetivas Análises;
  • A Elaboração de Orçamentos e Ciclos Orçamentais;
  • Identificação e Diferenciação das Fontes de Receitas e de Proveitos;
  • Identificação e Diferenciação das Fontes de Despesa e de Custos;
  • A Elaboração da Demonstração de Resultados e a sua Análise;
  • Conceção de Indicadores Articulados de Gestão Financeira e Orçamental;
  • A Definição de Targets/Objetivos Financeiros/Contabilísticos;
  • Análise da Performance Financeira;
  • Definição de Rúbricas de Despesas Fixas e Variáveis;
  • Registo e Controlo de Consumos;
  • Definição e Cálculo do BEP de Exploração;
  • Cálculo do Payback do Investimento.

a) GESTÃO DE MARKETING E GESTÃO DE CLIENTES

  • Conceitos de marketing estratégico, operacional, relacional e digital;
  • Princípios fundamentais do marketing no desporto e principais tendências/inovações;
  • Definição de estratégias de marketing;
  • Estudos e análises de mercado;
  • O marketing-mix e a atitude de marketing;
  • Política e definição de preço de produtos e serviços;
  • Etapas na elaboração do plano de marketing;
  • Posicionamento e segmentação do negócio;
  • O ciclo de vida de um produto e/ou serviço desportivo;
  • A importância dos novos produtos/serviços para a cadeia de valor do negócio;
  • Estratégias de CRM na relação com o cliente (gestão da relação com os clientes);
  • Análise dos canais de marketing/comunicação digital;
  • A gestão da equipa comercial;
  • Angariação de contactos/prospects;
  • A comunicação nas vendas;
  • O processo de venda;
  • Análise das personalidades dos prospects (DISC);
  • Estratégias e técnicas de retenção de clientes;
  • Estratégias no fecho de venda.

b) GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO DAS ATIVIDADES

  • Princípios fundamentais da gestão da qualidade;
  • Normas em vigor na observância da qualidade nos serviços desportivos;
  • A cadeia de valor do serviço prestado;
  • Estratégias de satisfação e retenção do cliente através da qualidade;
  • Elaboração de questionários de avaliação da qualidade dos serviços;
  • Medição da satisfação dos cientes através de instrumentos e técnicas de avaliação;
  • Elaboração de relatórios de comunicação dos resultados da qualidade/satisfação.
  • Técnicas de gestão de eventos e atividades desportivas;
  • Estratégias de rentabilização dos espaços;
  • Criação de procedimentos e Check-Lists para organização de aulas e eventos;
  • A criação dos mapas de atividades e eventos;

c) GESTÃO OPERACIONAL E GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

  • Princípios fundamentais da gestão operacional;
  • Identificação e quantificação de colaboradores por áreas funcionais;
  • Definição dos horários de funcionamento da instalação;
  • Elaboração dos mapas e horários dos colaboradores;
  • Elaboração dos mapas de aulas;
  • Elaboração e controlo dos procedimentos internos por áreas funcionais;
  • Estratégias para a resolução das contingências do dia-a-dia do negócio;
  • Introdução à gestão de equipas;
  • A liderança como processo agregador;
  • Introdução ao coaching como instrumento ao serviço do sucesso organizacional;
  • Gestão do capital humano – o ativo mais importante das organizações;
  • Processos de recrutamento e seleção de colaboradores;
  • Elaboração dos descritivos funcionais;
  • O sucesso das equipas pelas estratégias de motivação;
  • Gestão dos talentos e promoções internas;
  • Sistemas de avaliação de desempenho;
  • Estratégias integradas e sustentadas de incentivos aos colaboradores.

Objetivos

  • Identificar e compreender o enquadramento normativo específico e geral que regula a atividade;

  • Implementar ações de seleção, de avaliação, de motivação e liderança de recursos humanos;

  • Elaborar um sistema administrativo eficiente e eficaz às necessidades dos clientes e dos seus colaboradores;

  • Dinamizar os espaços, tendo em consideração critérios de qualidade e segurança assim como as necessidades e interesses dos seus clientes;

  • Monitorizar um sistema de qualidade;

  • Dominar as ferramentas essenciais do Marketing;

  • Implementar um sistema de gestão orçamental rigoroso.

Direção e Gestão de Ginásios Piscinas e Health Clubs

Carga Horária

50 Horas

Destinatários

Investidores de Espaços de Fitness, Licenciados em Desporto ou Educação Física, Técnicos portadores do Titulo de TEF, Diretores Técnicos, Treinadores, Interessados em realizar o curso a Título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional.

Formato

Presencial

Saídas Profissionais

Direção e Gestão de Piscinas, Ginásios, Healthclubs e Clubes Desportivos, Públicos (Autarquias, Juntas de Freguesia, etc) e Privados. Para exercer a profissão de Diretor Técnico é necessário ser detentor do Título de Diretor Técnico

Requisitos

Escolaridade Mínima Obrigatória.

Renovação do Título TEF e DT

Este curso confere 10 unidades de crédito.

Neste momento não existem ações de formação agendadas.

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