A importância do exercício corretivo na melhoria da saúde humana

Saúde, segundo a OMS, consiste num estado de completo bem-estar físico, mental e social. Um conceito com uma abrangência bastante diferente da tradicional “ausência de doença”.

É importante referir que para alcançar saúde queremos trabalhar em várias frentes- alimentação, sono, contexto social, atividade física, hábitos de vida,… Destes vamos focar principalmente na área da atividade física e movimento.

É importante ressaltar que o treino em jejum não é adequado para todos. A eficácia e a segurança do treino em jejum podem variar de pessoa para pessoa, e existem fatores a serem considerados, como o tipo de exercício, a duração do jejum e a saúde geral do indivíduo.

Especialização do Movimento: O Segredo da Sobrevivência dos Nossos Antepassados

Da mesma forma que um atleta de salto em comprimento ou em altura consegue melhores marcas treinando para isso especificamente, também os nossos antepassados foram conseguindo apanhar as suas bagas mais rapidamente e em terrenos mais acidentados, ficando mais fortes e rápidos a arrancar as raízes para se alimentar, subir a árvores mais altas, conseguiram ter sucesso a enfrentar presas mais difíceis, nadar mais rapidamente, desenvolver reflexos mais rápidos para apanhar mais e melhor peixe.

Movimento: A Essência da Vida Humana

Tudo em nós é movimento: a respiração – o primeiro movimento que fazemos ao nascer e também o último suspiro antes de partir. O diafragma trabalha incessantemente durante toda a nossa vida, auxiliado pela musculatura secundária da respiração – musculatura das costelas, peito, pescoço. O sistema circulatório depende do movimento do coração, auxiliado pela musculatura dos vasos sanguíneos e toda a restante musculatura do corpo, cuja contração ajuda o sangue a levar o oxigénio e nutrientes onde são necessários. A digestão depende do movimento do estômago e intestinos, auxiliados pelo movimento do corpo e sua restante musculatura.

O Papel da Fascia: A Conexão entre o Corpo e o Movimento

Está documentado o papel da Fascia – membrana de tecido conjuntivo que reveste órgãos, músculos, ossos – na conexão entre todo o corpo. Esta membrana tem várias camadas e tem propriedades contráteis, comunicando e integrando o movimento de todo o corpo.

O nosso corpo não gosta de trabalhar utilizando apenas secções isoladas entre si e, quando o tentamos fazer, ele procura manter a sua lógica de integração e realizar o movimento com recurso a outras zonas. É desta forma que os órgãos internos e vísceras são estimulados pelo movimento do resto do corpo – tudo está ligado entre si.

O Impacto da Agricultura nos Hábitos de Movimento

Um momento marcante no que respeita a alterações dos hábitos de movimento foi o aparecimento da agricultura.

Há cerca de 11.500 anos atrás, fomos percebendo que podíamos cultivar os nossos próprios vegetais, ficando assim menos dependentes da sua existência ocasional na natureza.

Assim, as populações foram-se fixando nas zonas mais férteis, permanecendo aí enquanto lhes era possível viver à custa dessa terra e também dos animais que começámos a domesticar praticamente na mesma altura. Esta nova vida foi responsável por uma enorme mudança de hábitos nos humanos – deixámos de ser nómadas, as atividades mais leves e variadas que desempenhávamos para sobreviver tornaram-se desnecessárias, e outro tipo de movimento, mais repetitivo, mais pesado, com esforços mais prolongados, foi tomando conta dos nossos dias.

A Revolução Industrial: Transformação e Consequências no Movimento Humano

Mais recentemente na história, por volta do ano de 1700, dá-se a Revolução Industrial, substituindo a manufatura e o artesanato existentes, que teve início em Inglaterra e se espalhou pelo resto do mundo. A economia mudou e o processo de produção tornou-se bastante mais rápido.

As relações de trabalho sofreram profundas alterações, com os trabalhadores a serem explorados pelo grande número de horas a que eram sujeitos (chegava a 16 horas diárias, com apenas 30 minutos para almoço) e também pelo valor cada vez mais baixo que recebiam.

A industrialização trouxe o êxodo rural, a urbanização, impactos ambientais negativos, mas também um desenvolvimento sem precedentes em várias áreas.

A Tecnologia e o Sedentarismo Moderno: O Preço da Confortabilidade

O desenvolvimento tecnológico permite que nos possamos deslocar com bastante facilidade. No tempo dos nossos antepassados, as pessoas viviam toda a sua vida na mesma zona, não se afastando mais que umas dezenas ou centenas de metros do local da sua tribo. Hoje, uma grande parte da população pode percorrer milhares de quilómetros de forma bastante segura e com um custo relativamente reduzido. No entanto, temos também o reverso da medalha – toda esta facilidade e conforto a nível de deslocações e comunicações tornou-nos, de uma forma geral, mais sedentários. Hoje, é fácil para alguém passar mais de 20 horas do seu dia deitado e sentado. Isto tem consequências – há cerca de 50 anos caminhávamos cerca de 20 km por dia, hoje caminhamos um ou dois.

A Marcha: Um Reset Natural para o Corpo

A marcha funciona no nosso corpo como um “RESET” que limpa os padrões maus do dia e nos restabelece o equilíbrio a nível de movimento e dos seus padrões. Os padrões de movimento são movimentos agrupados em “pequenas frases” que permitem ao nosso centro de controlo motor trabalhar de forma mais rápida e eficiente. Ainda assim, mesmo quem caminha com o objetivo de usufruir das coisas boas que a marcha traz, pode acabar por se deparar com o facto de que o padrão de marcha já não está, na grande maioria das pessoas, “correto”. O uso que damos ao corpo faz com que os padrões bons se vão perdendo e, como tal, os benefícios decorrentes da sua repetição já não serão os mesmos.

Padrões de Movimento: A Chave para a Eficiência e Saúde

Ainda assim, o que podemos fazer mais para melhorar o nosso movimento e assim a nossa saúde? O cerebelo, mais concretamente o centro de controlo motor, integra padrões motores se estes lhe forem propostos com a frequência necessária.

O papel do profissional do exercício corretivo será avaliar e, consoante os resultados, ser capaz de propor a melhor alternativa possível ao padrão atual em uso.

A Importância da Individualização no Exercício Corretivo

Um dos princípios base do treino é justamente a individualização. Cada pessoa tem particularidades no funcionamento da sua anatomia, e o profissional deve adaptar o treino a essas particularidades.

Podemos concluir então que o exercício terapêutico, de reabilitação ou corretivo, tem um papel fundamental, quer seja para preparar as pessoas do século XXI para enfrentar os seus desafios diários e levar uma vida plena, quer seja para estabelecer as bases sólidas para um programa de exercício visando o aumento da performance.

Picture of Marco Abreu
Marco Abreu

Treino Personalizado.
Aulas de Pilates e Kettlebell, Exercício Correctivo/Reabilitação

Bibliografia

  1. https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/revolucao-industrial-2.htm
  2. Harai, Yuval Noah; Sapiens, uma breve história da Humanidade

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD
Índice
Blog Posts em Destaque
Workshop Avaliação Funcional photo-01

A importância do exercício corretivo na melhoria da saúde humana

Saúde, segundo a OMS, consiste num estado de completo bem-estar físico, mental e social. Um conceito com uma abrangência bastante diferente da tradicional “ausência de doença”. É importante referir que para alcançar saúde queremos trabalhar em várias frentes- alimentação, sono, contexto social, atividade física, hábitos de vida,… Destes vamos focar principalmente na área da atividade

CEFAD apoia a Meia Maratona dos Descobrimentos 2024

O CEFAD tem o orgulho de anunciar a sua participação como parceiro oficial na Meia Maratona dos Descobrimentos 2024, um dos maiores eventos desportivos de Lisboa, organizado pela Xistarca. A prova, que acontecerá no dia 01 de dezembro, celebra a histórica era dos Descobrimentos, e oferece aos participantes um percurso de 21,1 km pela deslumbrante

Treino de Força e Potência da Pessoa Idosa dicas CEFAD photo-01

Treino de Força e Potência da Pessoa Idosa

O envelhecimento é um processo natural que acarreta uma perda progressiva dos sistemas fisiológicos, representada em alguns casos por uma alteração da capacidade de realização das atividades de vida diária. Hoje, procura-se aquilo que se denomina de “compressão da morbilidade”, isto é, limitar o condicionamento devido às doenças crónicas e as alterações funcionais aos últimos

Scroll to Top