Yoga é liberdade
Apresentamos, resumidamente, o programa ministrado na disciplina de Yoga no módulo Metodologia de Atividades de Body And Mind (MAB&M), nível 5 e o efeito da prática nos formandos.
Um pouco de história
- Yoga é um dos seis “sistemas de filosofia” indianos tolerados pelo bramanismo conforme refere Patañjali no seu tratado Yoga-Sûtra. É, também, o sistema mais conhecido no Ocidente. Tem mais de 5000 anos, é de natureza espiritual e física. Utiliza técnicas respiratórias, exercícios e meditação.
- A palavra Yoga é um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Vem da raiz sânscrita yuj que significa atrelar, unir, juntar. Uma boa tradução para a palavra Yoga é união, ligação entre dois polos: o mental e o físico.
- Está relacionado com o budismo e o hinduísmo, com práticas como meditação, para trabalhar a parte física e também a mente. A prática de Yoga produz um estado fisiológico que se opõe ao estado de reatividade causada pela tensão (stress) proporcionando um sentido de equilíbrio entre a mente e o corpo que se reflete num estilo de vida mais saudável.
Para o praticante utiliza-se o termo “Yogi”, ou “Yogini” se for mulher
Objetivo do Yoga é dirigido para libertação: “Mokhsha”.
Para isso há que atuar com práticas que pretendam:
- Devolver a simplicidade e a paz à mente;
- Libertar a mente da angústia e da confusão;
- Rejuvenescer e reequilibrar o corpo.
O praticante de Yoga aspira atingir três estados:
- A união consigo mesmo;
- A união com os demais seres;
- A união com o Absoluto.
Existem, entre outros, diversos ramos do yoga:
- Raja-yoga
- Hatha-yoga
- Karma-yoga
- Jnana-yoga
- Bhakti-yoga
- Tantra-yoga
No Ocidente o mais conhecido e praticado é o Hatha Yoga.
Surgiram com a disseminação da influência do Yoga variantes do mundo ocidental: Acro Yoga (acrobático), Happy Yoga, Hot Yoga (Bikram), Yoga Aéreo, Yoga do Riso, etc.
É um método de construção de saúde mental
- Diminui a agressividade.
- Ajuda a melhorar quadros de insónia e depressão.
- Aumenta a atenção e a concentração e o equilíbrio emocional.
- Diminui a tensão e a ansiedade.
- Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida.
- Proporciona uma sensação de bem-estar e alegria de viver.
É um método de construção de saúde física
- Estabiliza o sistema nervoso central.
- Melhora e aumenta a capacidade respiratória.
- Aumenta os níveis de energia.
- Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos.
- Aumenta a lubrificação das articulações, ligamentos e tendões.
- Massaja todos os órgãos internos, assim como as glândulas, evitando a doença.
- Ajuda na limpeza do sangue, desintoxicando o corpo e retardando o seu envelhecimento.
- Melhora a postura, diminuindo dores nas costas.
- Estimula a circulação sanguínea.
- Melhora a capacidade imunológica.
- Melhora a coordenação motora.
Metodologia de acordo com os sutras de Patañjali: Os oito passos ou princípios
- Yama
- Nyama
- Asana
- Pranayama
- Pratyahara
- Dhãrana
- Dhyana
- Samadhi
Os Yamas são autocontrolos para parar todos os automatismos como hábitos, preconceitos, atitudes que resistimos em deixar de seguir no quotidiano. São a parte ética do Yoga. Princípios atemporais. São a tomada de consciência das nossas ações para com os outros. Desta forma pratica-se:
- Ahimsa / não violência.
- Satya / não mentir, ser verdadeiro.
- Aparigraha / não cobiçar [desapego].
- Asteya / não roubar.
- Brahmacharya / ser moral, uso de forma consciente da energia sexual.
Os Nyamas São a tomada de consciência das nossas ações para connosco próprios, assentando num conjunto de prescrições/preceitos morais que dão forma ao desejo interior de percorrer o caminho do yoga praticando:
- Saucha / autorrealização / pureza.
- Santosha / contentamento.
- Tapas / autodisciplina, esforço que é preciso colocar.
- Svadhyaya / estudo de si próprio, un novo olhar sobre nós.
- Ishvara pranidhana / desapego / confiança.
Asana (postura) é, precisamente, uma das muitas ferramentas utilizadas para melhoria individual (nível físico e mental). É a tomada de consciência do corpo físico.
A prática de ásanas:
- Purifica o corpo.
- Reaviva a circulação sanguínea do corpo.
- Purga o corpo das doenças e toxinas resultantes de um estilo de vida irregular.
- Corrige a má postura.
Pranayama é a respiração consciente, com controlo de energia:
- “A Expansão ou extensão da energia ou força vital”.
- – Prana é “energia vital” – inclui força de vontade e determinação.
- – Ayama significa “esticar, expandir e estender”.
Existem muitos pranayamas.
O mais praticado nas aulas de yoga é o nadi sodhana pranayama – respiração alternada com controlo de energia.
A maior parte do tempo, respiramos mal e de forma insuficiente. Isso é a causa de muitas das nossas doenças.
Respirar corretamente melhora a elasticidade dos pulmões e mantém um bom equilíbrio entre oxigénio/dióxido de carbono no corpo físico.
Está provado que tornar a respiração mais lenta e profunda tem um profundo efeito no bater do coração e, portanto, nas atitudes mentais e na capacidade de relaxar.
Pratyahara A mente volta-se para dentro, libertando-se da tirania dos sentidos.
Dharana – concentração num só pensamento. Atenção completa num único foco.
Dhyana – concentração prolongada. É o que chamamos meditação. Em dhyana experimenta-se a libertação, a expansão, a tranquilidade e a paz. Dhyana liberta o indivíduo dos seus apegos tendo como consequência a indiferença em relação às alegrias do prazer e às tristezas da dor.
Samadhi – um estado de total absorção, quando o sujeito e o objeto se transformam num só. A consciência do “eu” desaparece. “sama” significa “nível ou semelhante”, enquanto que “adhi” significa “além ou acima”.
Importância do Yoga para os Técnicos Especialistas em Exercício Físico (TEEF)
Grupo formativo adstrito a práticas físicas que exigem concentração e controlo mental beneficiando da interiorização dos controlos pessoais, especialmente.
Melhora a autoestima, desenvolve autoconfiança e sentido de responsabilidade, contribuindo para vencer o medo e a resistência mental que se refletem num corpo mais “obediente” com uma mente mais flexível.
Efeitos nos formandos
São atletas pela natureza do curso TEEF que realizam, o qual exige concentração, autocontrolo, força de vontade, autodisciplina, aceitação e contentamento para uma boa concretização dos objetivos propostos. Assim, tomam consciência da prática de Yamas no seu quotidiano pessoal e profissional.
O entendimento e interiorização dos controlos pessoais [Nyamas], especialmente, contribuem para a sua afirmação consciencial, reforço de autoestima e incremento da resiliência e valorização pessoais.
A prática de yoga permite um feedback positivo observável na melhoria psicoemocional, com menos ansiedade, mais discernimento, melhor disposição interna, mais concentração e estado de alerta.
É notório o brilho nos olhos dos formandos e formandas à medida que se apropriam das posturas conseguindo dominar o corpo e a execução daquelas com a respiração correta e a adequada serenidade mental.
As aulas que correm melhor são as que têm lugar na Natureza dado o poder intrínseco do próprio ambiente acolhedor, indutor de serenidade e bem-estar global.
Em Coimbra temos o Choupal e alguns recantos do Parque Verde. Ambos à beira do Rio Mondego e cuja serena claridade se reflete nos estados emocionais dos formandos induzindo a silêncios reflexivos.
As energias presentes contagiam e manifestam-se num ambiente mais calmo e incentivador de algum silêncio mental tão necessário nos tempos que correm em que as solicitações de uma sociedade acelerada, gulosa de consumismos diversos esgotam / encolhem a criatividade e o espírito recreativo das pessoas.
É interessante observar o fenómeno alquímico da transformação energética nos formandos: à curiosidade sucede o espanto e fruição das diversas práticas – da respiração aos mantras (cantos com efeitos benéficos no corpo energético pela ressonância produzida) passando pelas posturas.
O reconhecimento do estado físico e psicoemocional antes e depois de conhecerem e praticarem esta área de bem-estar, é um facto. É notória a entrega em cada sessão aos momentos da respiração consciente, da execução de posturas e relaxamento que deixa os formandos sempre diferentes e mais lúcidos do seu poder interior inclusive para desenvolverem boa disposição. Conseguem perceber a diferença ente o início e o fim das sessões.
As partilhas do que sentem diferente nos seus corpos físicos, mentais e emocionais são evidências: A dor cervical que se extinguiu com a postura do peixe, o estado depressivo com a interiorização de Nyamas como contentamento e aceitação do que se tem, o controlo da ansiedade e do medo com a respiração controlada (pranayama), a reposição energética do corpo maternal após o parto, a correção da postura e da respiração entre outras manifestações. O estado de serenidade mental e psicoemocional proporcionado pela execução de pranayamas nomeadamente o nadi sodhana pranayama. E a satisfação de realizar uma concentração profunda que permite “desligar” do momento.
Os formandos começam por confiar e a acreditar no seu poder pessoal: mental e físico. Tomam consciência das resistências internas e mais fortalecidos vencem-nas paulatinamente, com resiliência e coragem.
Não há barreiras para a energia transmutadora quando as pessoas permitem / aceitam viver o Yoga mesmo que seja só durante a realização do módulo de Yoga. Fica no coração e na memória.
Pelo exposto, o Yoga é mais do que um mero exercício. É também um complemento muito útil à medicina tradicional quando integrada como parte de uma rotina de saúde holística.
Namastê o cumprimento no Yoga
Namastê significa, em sânscrito:
“a luz divina dentro de mim, saúda a luz divina dentro de ti”.
Resumindo:
O que há de melhor em mim, saúda o que há de melhor em ti.
Se cada um procurar sempre oferecer o que há de melhor dentro de si para os outros, podemos construir um mundo melhor.
Namastê!

Curso Profissional de Yoga com especialização em Yogaterapia pela Federação Portuguesa de Yoga. Formadora do módulo de Metodologias de Atividades de Body & Mind - Yoga,
Bibliografia
MIRCÉA ELIADE – Patañjali e o Yoga, Relógio D’Água Editores, Janeiro de 2000.
B.K.S. IYENGAR – Ioga Iyengar para principiantes – uma introdução às posturas clássicas. Civilização Editores, 2006
ARUN KHATRI – Yoga Therapy: Exploring the therapeutic effects of yoga and its ability. 2017 IJSRST, Volume 3, Issue 7, Them Section: Science and Tecnology.