Contextualização
“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”.
A frase acima é de autoria de Joseph H. Pilates. O preconizador de uma metodologia de exercício onde a harmonia entre o corpo e a mente estão em equilíbrio e sintonia.
Joseph foi um visionário. Um autodidacta que definiu o seu Método como “Contrologia”.
“Contrologia é a ciência e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente, espírito, através de movimentos naturais sob o rígido controlo da vontade.”, disse Pilates.
É portanto, a capacidade que o ser humano tem de se mover com conhecimento e domínio do próprio físico, apresentando uma completa coordenação do corpo, mente e espírito, utilizando princípios específicos para promover a integração entre eles.
De forma resumida, Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha, perto de Dusseldorf a 8 de Dezembro em 1880. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Pilates convergiu pontos fundamentais para o sucesso como: anatomia, física, biologia, medicina oriental chinesa.
Vai para os EUA onde funda em Nova Iorque o seu Estúdio e seu método. Reabilitou e conquistou os maiores nomes da dança na época que continuaram o treino e vieram mais tarde a ensinar e formar novos professores. Esta foi a chamada 1º Geração Pilates.
Objetivos da Metodologia de Pilates
A aprendizagem do conceito de Proprioceptividade é um dos factores primordiais na abordagem ao Método de Pilates.
Propriocetividade é a percepção do próprio corpo, e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular. Uma melhoria na resposta proprioceptiva proporciona ao corpo um maior equilíbrio dinâmico e estabilidade favorecendo os ajustes posturais. Em suma, é aprender a reconhecer e superar os processos limitativos do próprio corpo.
Esta metodologia assenta num conjunto de princípios filosóficos através dos quais há uma clara diferenciação do Método perante metodologias distintas.
PRINCÍPIOS DO MÉTODO DE PILATES
1. RESPIRAÇÃO
– Pilates enfatiza a importância de manter o sangue circulando oxigenando o sangue e eliminando gases nocivos.
2. CONCENTRAÇÃO
– Prestar atenção, visualizar cada movimento, fase por fase. Ligar o corpo e a mente entendendo o exercício e seu objetivo antes de realizá-lo. Um bom resultado a nível muscular depende da atenção que é dada a cada um dos movimentos realizados em Pilates.
3. CONTROLO
– Controlar todas as ações durante os exercícios. Cada um dos passos dos exercícios deve ser controlado pela mente, assim como uma execução lenta.
4. PRECISÃO
– É necessário que a coordenação de cada movimento seja perfeita para que a execução vá ao encontro ao que está pré-estabelecido atingindo o objectivo delineado.
5. FLUIDEZ
– O conceito de trabalhar os músculos de forma suave e uniforme, em suma, “dar beleza ao movimento”. Associar de forma contínua e harmónica a respiração ao movimento. O encaixe, a sequenciação dos movimentos permitirá devolver e/ou optimizar a funcionalidade articular e muscular.
6. CENTRALIZAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO
– Pilates focalizou a sua atenção no CENTRO (core) do corpo humano denominando-o POWER HOUSE. A utilização do centro do corpo para produção do movimento é regra geral. Este princípio, fixa, estabiliza o tronco, sustenta a coluna permitindo um movimento seguro.
POWER HOUSE
Conjunto de músculos formado pelos abdominais, pelos glúteos e pelos músculos da zona lombar. É o CENTRO DA FORÇA E CONTROLO PARA O RESTO DO CORPO.
PILATES CLÁSSICO VS. PILATES CONTEMPORÂNEO
Shari Berkowitz, professora de professores de Pilates e cientista com mestrado em ergonomia e biomecânica relata que o Método Clássico é definido basicamente como “um método que trabalha com os exercícios que Joseph Pilates utilizava na mesma ordem para o reformer e o mat, e com a mesma finalidade.”
Um professor de Pilates Clássico pode criar uma modificação para auxiliar/treinar um aluno para futuramente ser capaz de fazer a versão ideal do exercício, mas nunca diz que este é um exercício criado pelo Sr. Pilates.
O Pilates Contemporâneo não segue a ordem da sequência criada por J. Pilates (nem no Reformer e nem no Mat). Eles seguem um estilo próprio. No processo formativo, muitas escolas usam os exercícios de Joseph, porém utilizam muitas adaptações
SISTEMA
Sistema é um conjunto de exercícios diferenciado p or níveis de complexidade que foram desenvolvidos para ajudar os aprendizes e os novos professores a saberem o que fazer e o que não fazer com o aluno. Os professores clássicos seguem estes sistemas, os estúdios contemporâneos não seguem.
QUALIDADE DA FUNCIONALIDADE
Num estudo de meta-análise onde o objectivo era determinar qual tipo de exercício é melhor para reduzir a dor e a incapacidade em adultos com dor lombar crónica (LBP) concluiu-se que as intervenções mais eficazes para reduzir a dor foram Pilates, exercícios mente-corpo e baseados no core. Pilates teve a maior probabilidade de reduzir a dor (93%) e a incapacidade (98%).
Desta forma, não podemos dizer que existe somente uma forma de ensinar, dizer que isto ou aquilo é errado, ou que um trabalho seja melhor que o outro. Podemos afirmar que existe uma diferença entre as linhas de trabalho, e que falta identidade para diferenciarmos de forma mais pontual o que é o Método Pilates e o que foi inspirado (desenvolvido, atualizado, modernizado e talvez até melhorado!) a partir do trabalho desenvolvido por Joseph.
Como profissional que acredita no Método Pilates, gostaria de colocar esta pergunta que já me foi feita em inúmeras ocasiões:
Por que limitar-se às criações do Sr. Pilates?
ESTRUTURAÇÃO E APLICAÇÃO
- Tempo recomendado: 50/60 minutos
- Basear-se nos princípios do método original
- Sequência/Progressão Pedagógica: + fácil para + difícil
- Pequenas amplitudes para grandes amplitudes
- Movimentos de extensão/flexão; adução/abdução; rotações/torções
- Iniciantes devem começar com movimentos na posição deitada (facilitando a percepção corporal)
- Para tornar a aula mais dinâmica, mais motivante e mais vendável, o ideal é que haja um mix de todas essas variáveis incluindo os diversos materiais existentes
EM ESPECIAL ATENÇÃO…NO PLANEAMENTO
TRANSIÇÕES NO ENSINO DAS HABILIDADES MOTORAS
As transições devem ser fluídas e dinâmicas. Um movimento é o complemento do outro. As habilidades motoras deverão ser construídas e desconstruídas até que nova habilidade motora seja criada.
Comunicação na Aula
- O que dizes (discurso e palavras)
- Como dizes (velocidade e tom de voz)
- O que não dizes (Linguagem corporal e aparência)
- O quê? – o nome da habilidade motora
- Onde? – direcção
- Como? – como se executa a habilidade motora
- Quando? – quando iniciar, quantas repetições faltam, quando se troca
- Porquê? – qual a razão da execução da habilidade motora
Intervenção Pedagógica
- Dar a informação correcta no tempo certo.
- Liderar sendo o exemplo.
- Treinar no sentido de atingir a mestria – o vosso trabalho é acrescentar valor, é ser o catalisador entre as capacidades dos sócios e os resultados que eles desejam.
- Ensinar sempre como se estivesse alguém novo na aula.
- Ser organizado
- Fazer o que fazem os melhores treinadores para tirarem o melhor dos seus jogadores
Imaginação e Visualização Mental
Segundo Fonseca, “…entrar em acção requer da parte do cérebro do individuo uma antecipação psíquica da actividade que a prepara, prevê, calcula, simula, futuriza, ou seja, necessita de uma pré-acção reorganizadora, de base não verbal, mímica e gestual e/ou também de base linguística interior indutora de um estado de intencionalidade intensa que, no fundo, prepara o indivíduo para a decisão motora terminal. “
CONSIDERAÇÕES
- Pilates é um método de exercício físico seguro e eficaz
- Os exercícios de pilates centram-se nos príncipios do método
- A originalidade e desafio das habilidades motoras devem estar de acordo com a capacidade real dos alunos
- A imaginação é o limite
- Criar sequências inovadoras e fluídas transmite conhecimento e induz capacidade motora e coordenativa aos alunos
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
- Pilates é um método de exercício físico seguro e eficaz
- Os exercícios de pilates centram-se nos príncipios do método
- A originalidade e desafio das habilidades motoras devem estar de acordo com a capacidade real dos alunos
- A imaginação é o limite
- Criar sequências inovadoras e fluídas transmite conhecimento e induz capacidade motora e coordenativa aos alunos
Bibliografia/Webgrafia
Rodriguez, Bueno, Redondo, Costoso, Carrascosa, Gutierrez, Morena, Vizcaino; Best Exercise Options for Reducing Pain and Disability in Adults With Chronic Low Back Pain: Pilates, Strength, Core-Based, and Mind-Body. A Network Meta-analysis; Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy; 2022; Vol.52; 505-521
RICARD, F.D.O.; Tratamento Osteopático das Lombalgias e Ciatalgias. 2 ed. Rio de Janeiro: Atlântica,2001