Ligaduras Funcionais

As ligaduras funcionais são um método de prevenção e tratamento de lesões do sistema músculo-esquelético. Permitem aplicar imobilizações parciais, mas também modificar a funcionalidade dos segmentos e estruturas em benefício da prevenção e recuperação. 

O conceito de ligadura funcional implica a utilização de materiais, normalmente, não rígido, adesivo não elástico (tape) e material elástico adesivo com a finalidade de proteger e suportar, de forma seletiva, determinadas estruturas. O mais importante, na hora de aplicar uma ligadura funcional, é saber qual o componente do movimento que se quer modificar dentro da biomecânica do segmento lesado, a proteger ou reforçar.

Estas ligaduras podem ser aplicadas em contexto desportivo, com vista no retorno mais breve possível á pratica desportiva, mas também em contexto de vida diária com o intuito de ajudar a desenvolver, parcialmente, a funcionalidade de um determinado segmento para a realização das atividades de vida diária.

O curso de Ligaduras Funcionais pretende dotar o formando de competências teóricas, raciocínio clínico e manualidade prática para a aplicação destas ligaduras em contexto desportivo e quotidiano. Esta ferramenta é de suma importância para a reabilitação do atleta, principalmente no seu retorno á atividade física, mas também para a prevenção e recuperação de qualquer individuo.

Programa: 16 horas

  • Introduzir o conceito de ligadura funcional
  • Diferenciar os vários tipos de materiais utilizados
  • Compreender a construção de uma ligadura funcional base
  • Aplicar as ligaduras funcionais
  • Estruturar raciocínio clínico com base em casos clínicos

Objetivos

  • Conhecer os objetivos, principais componente e efeitos das ligaduras funcionais

  • Identificar as indicações e contraindicações das ligaduras funcionais

  • Aplicar de forma autónoma as diferentes técnicas de ligaduras funcionais

Ligaduras Funcionais

Carga Horária

16 Horas

Destinatários

Todos aqueles que tenham interesse/vocação em áreas relacionadas com a promoção da qualidade da saúde e que possuam escolaridade obrigatória.

Formato

Presencial

Saídas Profissionais

SPASs, Centros de Terapias, Institutos, Health Clubs, Clínicas especializadas de Estética, etc.

Requisitos

Escolaridade Mínima Obrigatória.

Aulas Teórico-Práticas

Esta formação contém uma forte componente prática

Neste momento não existem ações de formação agendadas.

Pedido de Informação






    Scroll to Top