A Importância de um Treinador de Natação

A População Portuguesa e a Água

Portugal é um país que se encontra rodeado por água desde há mais de dois mil anos, saber usufruir em segurança deste enquadramento deveria estar no ADN cultural de cada Português, mas tal não se verifica, principalmente na idade adulta.

Dicas CEFAD Curso Treinador Natação

A natação, para além de promover segurança, também gera um conjunto de sensações de bem-estar, contribuindo para elevados consumos energético, (pelo facto de ser uma atividade maioritariamente aeróbia). Neste sentido, poderá ser utilizada como um precioso instrumento em programas de condição física.

Acidentes em Planos de Água

Segundo um estudo realizado pela a OMS (organização mundial da saúde), a baixa competência em natação, assim como os riscos associados aos planos de água, em 2017 e 2018, levaram a que morressem 239 pessoas afogadas em Portugal, maioritariamente adultos.

Assim, a oferta da natação para o adulto, mesmo em contexto não competitivo, deve ser sistematizada e não apenas para “dar umas braçadas”.

Treinador de Natação: a importância

Na piscina, os primeiros comportamentos refletem as experiências anteriores (tensão muscular exagerada, movimentos compulsivos com partes do corpo ou cara longe da água). Nestes casos, é fundamental que o Treinador de Natação consiga transmitir confiança desde o primeiro momento.

É importante que o aluno se aperceba do sucesso que é definido com o treinador, e que invariavelmente, este passará por conseguir deslocar-se na água autonomamente.

Na busca deste objetivo, o professor deverá observar o aluno e privilegiar a técnica a desenvolver em primeiro lugar. 

Quando se fala no público mais velho (populações especiais), normalmente, inicia-se com o bruços, para além de poderem existir já padrões de movimento adquiridos, é mais estável, e não existem rotações no eixo longitudinal que possam perturbar o sistema labiríntico. Deve-se ter ainda o cuidado para evitar hiperextensões bruscas da coluna vertebral que podem agravar situações patológicas já existentes, pelo que se deve privilegiar do deslize. 

Nadar pode elevar de 5 a quase 14 vezes mais o consumo calórico de repouso

O que significa que, estará próximo do dobro do que se consegue alcançar através da marcha (Ainsworth, B., Haskell, W., Herrmann, S., Meckes, N., Bassett, J., Tudor-Locke, C., … Whitt-Glover, M. (2011))

O adulto mais competente, ainda que num contexto de Fitness e Saúde, deveria ter acesso a uma natação de qualidade, bem sistematizada, como acontecesse em qualquer processo de treino – planeada, com avaliações, definição de objetivos e estratégias, registo de volumes e intensidades e extrapolação de dispêndios energéticos.

Para isso, que seja possível usufruir de uma aula de natação bem planeada, é necessário perceber quais as qualificações no professor/treinador, para que no final, se consiga obter os resultados esperados.

Dicas CEFAD Importância Treinador Natação

Agora que já entendes a importância de um Bom Treinador de Natação, consegues perceber que é necessário ser detentor de um conjunto de conhecimentos e capacidades.

No Curso de Treinador de Natação de Grau I aprenderás todas as técnicas de natação, para além de aprenderes a executar planos de treino adequados a cada tipo de aluno (bebés, crianças, adultos e populações especiais).

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos :

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Centro Formação CEFAD
Centro Formação CEFAD

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Índice
Blog Posts em Destaque
Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

Conversas de ginásio: A gíria ginasiana

O profissional do fitness é um caso paradigmático do uso da gíria. Também ele tem vindo a contribuir para o enriquecimento lexical da língua portuguesa com palavras e expressões que atestam a singularidade da linguagem ginasiana (chamemos-lhe assim). Língua viva A língua é como um músculo, precisa de estar em constante movimento ou então esmorece,

Leijon ME, Faskunger J, Bendtsen P, Festin K, Nilsen P. Quem não adere às recomendações de atividade física e por quê?. Cuidados de Saúde. 2011;29(4):234-40. - Clark, M.A. & Luccet, S.C. NASM essentials of corrective exercise training. 2011 - Conceito Atuais em Alongamento Muscular para Exercício e Reabilitação. Jornal Internacional de Fisioterapia Desportiva. 2012;7(1):109-119.

Reabilitação Muscular da Coluna Vertebral nos Desvios Posturais e Dor de Costas

Existem dois tipos de pessoas: As que têm dores de costas e…… ….as que vão ter dores de costas!! Segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, 7 em cada 10 portugueses sofrem ou já sofreram de dores nas costas. 80% das lombalgias são de origem mecânica e uma grande percentagem deve-se a razões

Pessoa Ativa Blog dicas CEFAD photo

Consideras-te uma Pessoa Ativa?

É preciso mudar! Dados de Atividade Física no Mundo e em Portugal Em 2016, a prevalência estimada de Inatividade Física (IF) global foi de 27,5% sendo a IF definida como “não fazer 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de elevada intensidade por semana, ou qualquer combinação das duas”. Segundo

Scroll to Top